SB24Horas

Notícias na hora certa!

4 motivos para você cursar gestão de produção industrial

A indústria é responsável por um lucro enorme do território nacional, tendo um PIB de 22% do Brasil. Sendo assim, é possível entender que ela é de extrema importância para o país. Atualmente existe um total de mais de 1,3 indústrias abertas e ativas em território nacional, mas esse número cresce todos os anos e a indústria continua mudando a se inovando com a necessidade de mais automação e tecnologia na área, independente da categoria da indústria.

 

Sendo assim, podemos dizer que mais e mais vagas relacionadas a gestão, programação e desenvolvimento são feitas por indústrias, pois grande parte de seus funcionários já não precisa mais se encontrar na linha de produção e, o que mais importa, é realmente ter o poder da mente humana, liderança e gestão para realizar o dia a dia de uma indústria.

 

A indústria brasileira começou de forma mais tardia no país do que quando comparamos com outros países do mundo. Isso foi por conta da parceria entre Portugal e Inglaterra durante o período de colônia no Brasil, o que não permitia que houvesse nenhum avanço industrial real até 1930, quando o governo do país começou a apostar em investimento forte para esse setor, oferecendo grande verba para indústrias do país crescerem e alavancar a economia brasileira. Desde então, o país se tornou um dos melhores para instalar uma indústria e é reconhecido de forma internacional por seus feitos industriais.

 

Sabendo dessa breve história da indústria brasileira, é possível chegar no tópico que muitos amantes da indústria se questionam: será que vale a pena entrar nesse setor? Um dos exemplos de empregos que podem ser encontrados na indústria seria o de gestão de produção industrial, sendo uma vaga comum em todas indústrias, pois todos os setores dependem de um gestor que saiba visar os processos industriais. Sendo assim, é bom entender mais sobre os motivos para investir em um curso de gestão da produção industrial.

O que é a gestão de produção industrial?

A gestão de produção industrial é um trabalho muito importante dentro de qualquer indústria, pois é através dessa prática que se realiza o planejamento e supervisão de processos de fabricação dentro da economia produtiva.

 

O objetivo dos profissionais que fazem esse trabalho de gestão de produção é encontrar maneiras mais eficientes de realizar ela, encontrando formas de tornar ela mais prática, ter menos gastos e mais precisa. Além disso, o gestor também deve analisar como está ocorrendo o processo, se tudo está indo como planejado, além de fazer o escopo da gestão da produção industrial, o controle de qualidade, projetos de infraestrutura e logística.

Quais os setores que precisam de gestão de produção?

Absolutamente todos os setores da indústria necessitam de um gestor de produção industrial para realizar as tarefas de checar a produção, conferir como torna-la mais eficiente, rápida, com menor gasto e aumentar o lucro da empresa dessa forma.

 

Portanto, podemos dizer que a indústria de usinagem, a indústria têxtil, automobilística, farmacêutica e muitas outras dependem desse trabalho para que suas produções funcionem.

Quais os motivos para você cursar gestão de produção industrial?

Há muitos motivos para querer cursar um curso de gestão de produção industrial, porém há quatro principais razões que devem ser muito bem consideradas para fazer esse investimento. Vale notar que, enquanto há cursos por si só, é preciso também notar que há uma pós-graduação em gestão que foca nesse tipo de gestão.

O mercado é amplo

O mercado é muito amplo para uma pessoa com um certificado de gestão de produção industrial em seu currículo, pois todos os tipos de indústrias dependem de um profissional especializado nessa área.

Existe um custo benefício ótimo

O custo benefício de cursos como esse costumam ser grandes, pois não são de longa duração e variam em seus preços, porém o mercado oferece alto salário para quem ganha a oportunidade de ser um gestor de produção industrial, sendo que a média é de 10 mil reais em grandes indústrias.

Amplitude profissional

O profissional que faz um desses cursos pode ganhar uma alta amplitude profissional para seu currículo, pois ele pode atuar em qualquer tipo de indústria, seja o segmento que for. Com isso, as possibilidades de mercado, que já são boas, se expandem ainda mais para o profissional desta área.

Tempo curto para completar o curso

O tempo desse curso costuma ser de apenas 3 anos para completar e a grade curricular dele não é extremamente pesada, incluindo assuntos como:

  • Administração industrial
  • Automação
  • Contabilidade
  • Controle de qualidade
  • Análise e risco na segurança do trabalho
  • Cálculo técnico
  • Organização da produção

Portanto, quem gosta do assunto da indústria nacional e também é interessado por gestão, é bom pensar em investir em um curso como esse, possivelmente expandindo seus horizontes profissionais para um dos setores que mais traz economia para o Brasil e mais gera empregos.