SB24HORAS

Notícias na hora certa!

4 Maneiras de estudar para um concurso público

Compartilhe essa notícia!

Sabemos que ser um concursado público é o sonho de muitas pessoas, se você começou agora a trilhar por esse caminho ou já está um tempo tentando passar em vários deles, independente da sua situação ter algumas dicas a mais na hora de estudar é sempre bom.

Já podemos adiantar que não há nenhum milagre que possa ser feito por você, mas adotando algumas estratégias para o estudo pode fazer com que você conquiste o seu tão sonhado cargo público.

Para  começar é necessário que otimize o seu tempo de estudo, ou seja, aprender mais em pouco tempo, o ideal é que potencialize a sua habilidade de absorver informações fazendo algumas associações práticas entre as matérias. E por último, é essencial que fique ligado aos pequenos detalhes, como, por exemplo, a banca de avaliação, isso se torna um diferencial entre quem é ou não aprovado.

Hoje em dia existem várias técnicas e cursinhos que ajudam as pessoas a se preparar para esse tipo de concurso entre muitos outros como o curso preparatório militar, porém nem sempre as pessoas estão com recursos o suficiente para investir neste tipo de ajuda e procuram por maneiras mais práticas e sem custo. 

Independentemente de fazer ou não cursinhos como um preparatório para os concursos públicos ou qualquer outro que esteja pensando em fazer, o importante é que se dedique ao máximo naquilo que se propôs a fazer, estude e seja positivo e não perca a esperança por mais que já tenha tentado inúmeras vezes, o importante é nunca desistir, que uma hora você consegue. 

Não fique inibido por pessoas que fizeram o cursinho preparatório, pois isso não quer dizer nada, você pode ter estudado o mesmo tanto ou até mais que essas pessoas, além disso, fazer o cursinho não significa que você tem passagem direta. 

Então, vamos deixar de enrolação e partir para as dicas que vão te ajudar a estudar para o concurso e conquistar seu sonho. Acompanhe.

Comece a estudar antes do edital sair

Não precisa esperar o edital sair para começar a estudar, essa dica pode parecer não fazer muito sentido para quem está começando agora nesta jornada, mas quem já está calejado de fazer concursos públicos sabe que essa dica é uma das melhores a seguir. 

Você pode acompanhar a previsão em que os editais vão sair, mas comece a estudar com antecedência. Se você pretende fazer um concurso em específico, o ideal é que comece a se dedicar ao tipo de conteúdo que tenha relação com ele, dessa forma você estará ampliando suas possibilidades.

Depois que o edital sair, é aconselhável que leia cada tópico com muita atenção, pois ele vai servir como um guia para montar sua rotina de estudos. 

Procure fazer as provas das edições anteriores

Mesmo que ainda não tenha o edital em mãos, fazer a provas das edições anteriores pode ser uma excelente prática de estudos, o melhor de tudo é que não tem custo algum e ainda vai te preparar para as questões que você pode encontrar na prova, além disso, para quem nunca fez o concurso é ideal para saber como funciona a prova. 

Assim todas ficam mais adaptadas, não só com o conteúdo, mas também da maneira em que cada tema é abordado. Então, como você pode ver, mesmo que seja um concurseiro iniciante ou não, esse modo de se preparar pode te ajudar bastante de uma forma bem eficiente para aqueles que buscam a tão sonhada classificação.

Saiba qual é a banca do concurso

Essa é uma dica muito importante, pois além de fazer as provas passadas, o concurseiro precisa saber qual será a banca da prova e também, qual será o seu estilo de prova, isso é tão importante quanto saber sobre o conteúdo. Abaixo você verá algumas das bancas que organizam os concursos.

  • Fundação Carlos Chagas;
  • Cesgranrio;
  • Cespe;
  • FGV;
  • Vunesp;
  • Esaf.

Uma ressalva para a Esaf, essa era uma banca que aplicava provas da área fiscal, porém no ano de 2018, a mesma anunciou que não aplicaria mais provas, no entanto, eles já elaboraram provas bem interessantes e vale muito a pena fazer as edições passadas desta banca, pois a Esaf continua sendo uma ótima maneira de estudar.

Saiba dividir seu tempo entre exercícios, leituras e revisões

Podemos dizer que essa é uma das melhores dicas para os concurseiros. O erro de muitos estudantes é não fazer as revisões dos conteúdos que já viu, com isso acabam esquecendo o que já estudaram e podem ser conteúdos significativos.

Você vai estar lidando com um grande volume de informações, então ficar sem rever esses assuntos por mais de semanas pode te prejudicar bastante na hora da prova. Por isso é essencial que separe seu tempo um pouco para cada etapa do seu estudo, incluindo as revisões e atividades fundamentais para ajudar nos estudos e gravar bem as informações. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!