1 de julho de 2024

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4 Dicas para ter um e-commerce seguro e fácil de usar

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Possuir um e-commerce é gerenciar um conjunto complexo de fatores para garantir que os consumidores estejam sempre satisfeitos. Você precisa gerenciar seu site, garantir uma estrutura de pagamento segura e evitar riscos potenciais. 

Além disso, é preciso reconhecer a importância do consumo online hoje e entender as expectativas desses compradores para vender mais.

A segurança é um aspecto fundamental que não pode ser ignorado neste tipo de empresa. No mundo virtual, ameaças surgem a todo momento e têm impactos diversos e negativos na vida das pessoas. 

Portanto, é necessário desenvolver um e-commerce seguro para atrair clientes e retê-los.

Dessa forma, você poderá gastar menos com questões operacionais e impulsionar seu negócio online.

A importância de ter um e-commerce seguro

Proteger uma plataforma de vendas online é evitar cobranças descontroladas no futuro. Como a empresa continua protegida, poderá evitar possíveis dores de cabeça e trabalhos corretivos para retomar as operações. 

Ou seja, a empresa otimizará sua gestão financeira e manterá maior eficiência.

No caso de um desastre envolvendo dados pessoais, você ainda pode ter que pagar multas pesadas e atrapalhar seus planos. Portanto, é necessário investir em ações positivas para evitar chegar a essa situação.

Considerando que a proteção de uma loja online é um dos aspetos que definem a experiência do cliente, lidar com ela é também ir ao encontro das suas expectativas e tentar adaptar-se às necessidades dos consumidores. 

Afinal, se a empresa não resolver esses problemas, poderá enfrentar um aumento no abandono de carrinho e nas compras com concorrentes.

Se considerarmos a segurança de dados nas lojas online um fator fundamental, chegamos ao impacto de uma falta de ação nesse sentido. 

No mundo digital, é fácil as pessoas perderem o controle de suas informações, principalmente porque o universo envolve tantas questões técnicas que elas desconhecem. 

Portanto, muitas pessoas precisam de confirmação para se sentirem realmente seguras ao realizar transações.

O debate sobre o tema trouxe mais atenção para questões de proteção e privacidade. 

Estamos discutindo limites corporativos, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e assuntos relacionados. Dessa forma, os clientes estão se educando sobre o assunto e exigindo mais das negociações que realizam no dia a dia.

A segurança também é um fator determinante para a reputação de uma empresa no mundo virtual. 

Aqueles que reforçaram sua estrutura de proteção conseguiram transmitir uma imagem de confiabilidade e credibilidade. 

Portanto, eles são capazes de atrair mais pessoas. Quem ignora esse problema é considerado descuidado e perde clientes seguidamente.

Comparado aos fatores negativos que mencionamos, a segurança é fundamental para melhorar a rentabilidade e manter a continuidade das operações de e-commerce. 

Se o dia-a-dia é defensivo, as pessoas entram nas lojas normalmente, selecionam seus produtos e finalizam o processo de compra, sem problemas.

Caso ocorra algum imprevisto, a compra será interrompida e o processo interno será interrompido devido às ações maliciosas dos criminosos. 

A estabilidade da organização será afetada, afetando a lucratividade. Da mesma forma, a proteção das lojas online é crucial para distinguir uma loja no mercado.

Nesse sentido, é preciso estar atento às ações a serem tomadas. Essa segurança será uma necessidade natural para todas as organizações envolvidas em compras online. No entanto, eles diferem no conjunto de estratégias empregadas. Destacam-se as empresas que buscam uma abordagem mais completa e abrangente.

Coloque certificados de segurança

Um certificado de segurança é a tecnologia que protege a comunicação entre o cliente e o servidor do site para garantir que a transação ocorra sem riscos significativos. 

Um exemplo disso é um certificado SSL, uma solução que usa criptografia para proteger os dados enviados de serem interceptados por hackers mal-intencionados.

Ao adicionar códigos específicos que apenas emissores e destinatários podem acessar, o SSL ajuda a proteger o envio de CPF, números bancários e dados de crédito no checkout do e-commerce.

Tenha um servidor

Em alguns casos, pode ser necessário adquirir um plano de servidor dedicado para sua loja online. Esse tipo de serviço difere da hospedagem compartilhada, pois fornece um computador inteiro para um único site. 

Dessa forma, melhores recursos, velocidades mais rápidas e maior segurança podem ser utilizados, e vários elementos foram configurados, como firewalls e redes redundantes.

Use selos de segurança

Uma boa sugestão é usar um selo de segurança. Eles indicam que o site está sendo constantemente verificado por grupos específicos que trabalham para encontrar vulnerabilidades virtuais.

Ao instalar um desses elementos, a empresa garante ao cliente que a transação se desenvolverá de forma segura, sem problemas, uma vez que a vulnerabilidade foi analisada.

Alguns podem ser colocados, como Site Blindado e Loja Protegida. Esses sistemas empregam a melhor tecnologia para garantir o envio de informações em ambiente online, o que tornará mais tranquilo para gestores e clientes.

Use plugins de segurança

O plugin oferece diversos recursos de forma prática, como filtros de acesso ao firewall e monitoramento de spam. Além disso, eles ajudam a procurar vírus e malware para eliminar inconsistências e possíveis violações.

Além disso, você pode instalar alguns recursos interessantes como CDN e WAF (Web Application Firewall). 

Uma CDN emprega um sistema de carregamento de sites de recursos distribuídos em todo o mundo para otimizar o desempenho de carregamento e a experiência do usuário. Além disso, as fontes de acesso podem ser identificadas, o que ajuda a evitar possíveis intrusões e ataques ao DNS.

O WAF atua como um filtro de acesso, prevenindo fontes maliciosas, prevenindo problemas antes que eles realmente ocorram.

Com isso, você sabe agora algumas dicas para ter um e-commerce seguro e fácil de usar.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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