6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

4 dicas para não ter problemas nas contratações de funcionários da sua empresa

Compartilhe essa notícia!

Contratar novos funcionários pode ser um desafio por vários motivos. Seu desejo é ter pessoas que sejam competentes, que agreguem ao seu negócio e, ao mesmo tempo, você quer fazer todo o processo legal para proteger tanto o empregado quanto a própria empresa.

Isso, no entanto, nem sempre é fácil pois, apesar de existirem muitas pessoas em busca de emprego, isso não significa que todas elas vão ter o perfil que você procura, principalmente se você não tiver paciência e pessoal capacitado para lidar com esse processo.

Existem algumas contratações que são feitas sem que haja uma análise necessária do candidato, o que acaba levando à demissão desse funcionário. Portanto, demitir um funcionário gera tantos gastos quanto contratar um, sendo esse mais um motivo para que as pessoas se atentem no momento da contratação, não esquecendo dos trâmites legais. 

Se você é um jovem empresário, se a sua empresa ainda não cresceu muito, se você não tem tanta experiência nessa área, provavelmente pode estar com muitas dúvidas com relação ao assunto.

Diante disso, estamos aqui para ajudá-lo. Passaremos algumas dicas para que você não tenha problemas na hora das contratações e que a sua empresa proceda conforme o determinado em lei, trazendo assim as melhores pessoas possíveis para fazer parte da sua equipe.  

Tenha uma boa equipe

O primeiro ponto é que se a sua empresa tem condições de ter um bom setor de RH, é isso que deverá fazer, já que eles vão saber lidar com toda a situação. 

Outro ponto importante é você contar com um bom escritório de contabilidade, como a Tononi Contabilidade, por exemplo, que vão auxiliá-lo em todo o processo, e vão fazer com que o registro seja possível e sem nenhum tipo de problema. 

Assim, você vai conseguir lidar com isso de forma profissional com pessoas capacitadas auxiliando-o, e isso certamente diminuirá bastante a chance de alguma coisa sair errada. Caso o funcionário venha a agir de forma ilegal, você terá o escritório ao seu lado para comprovar que a sua empresa sempre agiu dentro da legalidade. 

Não se esqueça, caso você tenha um e-commerce, também precisa tomar os devidos cuidados. Portanto, não é porque o seu negócio é digital que você pode contratar uma pessoa sem tomar os mesmos cuidados legais, então, fique sempre atento.  

Garanta todos os direitos do funcionário

Por mais que a contratação de um funcionário possa ser um tanto quanto burocrática no Brasil, não existe muito como contornar essa questão, ao menos não de forma legal. Por isso, tentar insistir nesse “jeitinho brasileiro” pode fazer muito mal para a sua empresa.

Garanta todos os direitos de um funcionário e nunca contrate alguém sem registro e de forma irregular, garantindo que ele tenha tudo o que a lei determina, isto é, carteira assinada, férias anuais, décimo terceiro, entre outros direitos. 

Quando um funcionário é contratado de forma irregular, ele pode inclusive processar o estabelecimento por suas condições de trabalho, e não terá muito o que você possa fazer, já que razão não caberá a você.

Não confie cegamente em currículo 

Existem algumas coisas que nenhum curso ensina, como ética, caráter e força de vontade. Se você acredita cegamente em um currículo, pode estar ignorando essas 3 coisas citadas. Não entenda errado, a capacitação é superimportante, principalmente dependendo do ramo, no entanto, ela não é a única coisa que importa, e você deve tomar um cuidado especial para não deixar de olhar os talentos individuais, e por isso a entrevista de emprego se faz tão importante.

Uma entrevista de emprego tem como objetivo fazer com que você enxergue fatos que não estão no currículo e que podem ser sinais de que contratar aquele candidato não é uma boa opção, e outras coisas que podem demonstrar que ele pode se encaixar perfeitamente. 

Peça por referências 

Algo bastante interessante e muito útil antes de contratar um funcionário é pedir por referências. Bons funcionários conseguem sair de empresas com uma boa relação, e pode ser que o seu ex-chefe esteja feliz em atestar que ele sempre foi um bom funcionário e que você pode contratá-lo sem problemas.

Esse tipo de profissional costuma ser o melhor, e logo de cara já demonstra o quanto consegue ser sociável a ponto de ser bem recomendado. Para o candidato, não existe nada melhor do que uma boa referência.

Esse tipo de ação pode, dependendo do caso, ser até mais atrativo do que o próprio currículo, já que o currículo afirma que o candidato tem conhecimento, mas não tem como descrever que tipo de profissional ele é, o que uma referência consegue.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!