28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

4 cuidados que você deve ter ao dirigir na neblina

Compartilhe essa notícia!

Separamos alguns cuidados essenciais para quando se encontra neblina nas viagens; confira no conteúdo

 

Diversos fenômenos naturais costumam acontecer durante uma viagem de carro ou moto e, de fato, o motorista precisa ter ainda mais cuidado ao volante nessas situações. Por exemplo, ser pego de surpresa com neblina nas estradas.

 

A neblina pode causar uma série de acidentes graves e, por mais que seja um fenômeno climático que nem sempre é possível prever, é sempre bom ter alguns cuidados em relação a situações de baixa visibilidade.

 

Neste conteúdo, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar você a ser um motorista melhor em situações como essa. Como aqui no Brasil essa é uma ocorrência comum nas estradas, selecionamos essas dicas para que você pratique melhor a direção defensiva. Continue a leitura para saber mais!

Aposte na direção defensiva

Prudência tem tudo a ver com a direção, isso é fato. Em situações de risco, a direção defensiva deve ser a melhor amiga do motorista consciente. Ou seja, nesse tipo de condução, o motorista precisa estar atento a diversos pontos e não dirigir apenas para si, mas também com atenção às atitudes de outros condutores.

 

Quando falamos em condições climáticas, falamos de algo que é imprevisível em qualquer situação, não importa se o motorista é experiente ou não, tendo em vista que todos estão sujeitos aos mesmos impactos.

 

De fato, é importante sempre avaliar as condições atuais da via antes e, se possível, evitar sair em condições que ofereçam perigo à segurança do motorista e dos passageiros.

 

A direção defensiva é sinônimo de uma série de cuidados e atenção redobrada na hora de pegar a estrada. É isso que faz parte das práticas de um motorista eficiente e cauteloso.

Mantenha-se devagar

A velocidade alta é o maior inimigo quando estamos falando em dirigir na neblina. Parece até meio óbvio dizer algo nesse sentido, mas saiba que existem motoristas que arriscam dirigir rapidamente em locais desconhecidos mesmo com neblina. O excesso de confiança é o fator que agrava o risco dos motoristas nas estradas.

 

Por mais que a pista seja conhecida para o condutor, essa não é uma situação que deve ser subestimada, pois a visibilidade é o principal recurso do motorista. Como ele não está em perfeitas condições por conta da quantidade de neblina, é bom manter a velocidade baixa até chegar no destino.

Faróis baixos ajudam a enxergar melhor

Hoje em dia, existem veículos que contam com faróis de neblina para ajudar em situações como essa, mantendo a segurança. Esse recurso oferece uma luz mais forte na traseira, direcionada apenas para o chão e não a ponto de prejudicar o condutor que está atrás.

 

De fato, esse é um ótimo artifício, porém, nem todos os veículos ainda contam com esse tipo de suporte. Contudo, para veículos mais antigos existe uma solução: manter os faróis baixos para não prejudicar a visão das pessoas que trafegam no período contrário.

 

Deixar o farol alto é uma péssima ideia, principalmente quando existe neblina. A luz reflete diretamente nas gotículas de água e isso prejudica ainda mais o campo de visão de quem passa pelo local.

 

Portanto, mantenha somente os faróis de neblina acionados, caso o seu veículo tenha, ou então o farol baixo. Lembrando que os faróis baixos não são a mesma coisa que o farol de milha!

Pisca-alerta é desnecessário

Alguns motoristas novatos podem ler essa informação e achar um tanto quanto contraditório, afinal, o pisca-alerta é um item de segurança no veículo, certo? Porém, esse recurso pode deixar os outros motoristas confusos em relação às informações que você quer passar.

 

Ou seja, se o pisca-alerta estiver ligado, quem está vindo atrás pode pensar que você vai virar a qualquer momento, ou se é um sinal de que vai parar o veículo ou ainda se está parado no meio da via por conta de acidentes. Portanto, só acione esse recurso em casos de emergência.

 

Com essas dicas, fica mais tranquilo pilotar um veículo em dias com neblina na estrada. Mas, não esqueça: cautela para dirigir em todas as situações é sempre a melhor forma de fazer uma boa viagem.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!