3ª Edição do projeto Barraca do Livro Viajante será no próximo domingo, na Feira Livre em frente à Estação Cultural

Interessados poderão retirar os exemplares, sem necessidade de cadastro prévio e, também, fazer doações

 

A 3ª Edição do projeto Barraca do Livro Viajante já tem data marcada, será no próximo domingo, 05 de outubro, das 8h30 às 11h30, na Feira Livre em frente à Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste. A iniciativa, que tem apoio da Fundação Romi e da Secretaria de Cultura do município, disponibiliza obras doadas pela comunidade, que poderá retirá-las gratuitamente.

 

Segundo o idealizador do projeto, Toni Costa, as primeiras edições do projeto, realizadas em  agosto e setembro, tiveram uma boa receptividade do público, que doou e retirou diversos livros. No próximo domingo, estarão disponíveis cerca de 150 novas publicações, que foram doadas pela comunidade nas últimas semanas.

 

Para o domingo que vem, 12 de outubro, está programada uma edição especial em comemoração ao Dia das Crianças. “Teremos livros infantis, uma árvore de doces e gibis e, também, um grupo de contação de histórias”, explica.

 

Projeto

 

Para usufruir dos livros, não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. “Os interessados podem levar pra casa o exemplar e devolver no próximo dia de atividade da barraca ou, ainda, durante o expediente da Estação Cultural, que também receberá doações”, explica.

 

Segundo Toni Costa, a ideia surgiu de uma iniciativa semelhante realizada na cidade de São Paulo. “Percebi que a Feira Livre seria o local ideal para receber a Barraca do Livro Viajante em Santa Bárbara, principalmente por ser um local frequentado por pessoas de todas as classes sociais”, destaca. A responsabilidade em relação ao transporte e à instalação da barraca será dos feirantes voluntários, já a acomodação dos livros e o recebimento das doações ficará por conta da Estação Cultural.

 

“Acreditamos que, talvez, parte desses livros talvez não voltem mais, porém, tenho a certeza que muitos voltarão acompanhados de novas doações”, ressalta o organizador.

 

“Há muito tempo buscamos um projeto que incentive a leitura para implantar na Estação. Como contamos com uma sala de leitura no nosso espaço, desde 2013, vimos uma excelente oportunidade de realizarmos esse sonho através da ideia do Toni Costa. Abraçamos imediatamente a iniciativa e estamos ansiosos para ver os livros circulando”, comenta a Assistente da Estação Cultural, Rosana de Abreu Lopes.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições.

 

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

Comentários

Notícias relacionadas