Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

3ª edição da Feira de Artesanato da Estação Cultural oferecerá ótimas opções de presentes.


Terceira edição da Feira de Artesanato da Estação Cultural oferecerá ótimas opções de presentes para as comemorações de fim de ano.
Cerâmica, crochê, bordado, sabonetes, pedrarias, patchwork, madeiras, colagens, doces, salgados, entre outros artesanatos estarão à disposição do público na edição natalina da Estação Artesanal, evento que acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 10 horas, na Estação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi. A proposta é reunir os talentos dos trabalhadores manuais em uma feira de arte, cultura e gastronomia. Ao todo, são 30 expositores de artesanato do mais variado tipo: de crochê à culinária. Nessa edição há uma novidade, principalmente para os papais e mamães que visitarem a feira: será montado um espaço kids.
Os expositores dessa edição foram selecionados através do EDITAL 0014/2016 – CHAMADA PARA ARTESÃOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA ESTAÇÃO ARTESANAL EM 2016, publicado pela Fundação Romi, em setembro deste ano. Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada artesão.
Mais que artesanato
Simultaneamente à Estação Artesanal, duas outras programações irão agitar o sábado na Estação Cultural: a 2ª Mostra de Oficinas de Estação e o show da Banda Guido.
A Estação Cultural promoveu, ao longo de 2016, diversas oficinas beneficiando mais de 300 alunos, de diferentes idades em diferentes modalidades culturais. E, como resultado das ações desenvolvidas pelos oficineiros e seus alunos, na manhã do dia 10 de dezembro, a partir das 10 horas, o espaço Armazém também receberá, além da Estação Artesanal, grandes apresentações protagonizadas por esses alunos e seus respectivos oficineiros. A entrada é franca e o evento é aberto todos os públicos.
Já no período da tarde, a partir das 16 horas, a Banda Guido, de Assis, São Paulo, trará a sua turnê para Santa Bárbara d’Oeste. Formada no circuito musical do Velho Oeste Paulista, a banda se formou do encontro das composições de Lucas Güido com a dupla Guilherme Xavier e Gustavo Garcia, que tocavam juntos num projeto de hardcore. A formação do grupo se deu em torno de um único projeto, o álbum ‘Triste Cru’ (2012), e se estendeu com a produção do ‘Coragem!’ (2014), o segundo álbum de inéditas, composto e produzido após a mudança dos músicos para São Paulo. Ambos os trabalhos, cada qual em seu momento, buscavam a síntese das raízes bucólicas interioranas com as influências musicais acumuladas, principalmente o rock e elementos da música negra como o soul, jazz e blues.
Após o lançamento de ‘Coragem!’, álbum que, no caminho oposto de ‘Triste Cru’, representa o ápice da densidade nas composições de Lucas e dos arranjos do grupo – talvez aí influenciado pelos dois anos passados na metrópole – Lucas, Gustavo e Guilherme voltaram à cidade natal e entraram em hiato até o fim de 2015, quando decidiram retomar o projeto Güido e produzir um novo material de inéditas. ‘Lavínia’ é a primeira de uma série de músicas que marcam a retomada das atividades da banda, produzidas em parceria com o produtor Gabriel Moraes e o Estúdio Mojo, de Maringá-PR.

 

Expositores:

  1. Adna Regina Ribeiro Amaral com bolachinha baiana.
  2. Artesanales Doces no Pote – Eleni Mendieta com bolos no pote, panetone, panetone trufado, chocotone, chocotone trufado, goiatone e goiatone trufado.
  3. Ateliê Maranata – Acisio e Elisabete com produtos feitos pelos alunos do ateliê com materiais recicláveis, MDF, bonecas, cobre bolo, entre outros.
  4. Atrezzi – Juliana Landell Martinelli Pizarro com objetos de decoração feitos com técnicas de patchwork e bordados aplicados em tecidos.
  5. Cake Design – Kesia, com cupcakes personalizados, pirulitos, balas baianas, mini bolos em pasta americana e mini bolo em chantilly.
  6. Casa da Bruxa com utensílios, enfeites e brinquedos feitos com sobras de madeiras.
  7. Cecília Mazeo com bijuterias utensílios e peças de decoração feitos em cerâmica.
  8. Cynthia Torrezan com peças decorativas, chinelos, bonecas, sapatinhos de crochê e tapetes.
  9. Danieli Jaqueline Neves com trabalhos em MDF e pintura em tecido: guardanapos, toalhas de mesa e de banho.
  10. Dolca Vitta – Murieli Massarutto com trufas, mini trufas, pirulito de chocolate, bolo salgado no pote e salada no pote. Linha fit: brigadeiro fit, bolo no pote fit e mini trufas fit.
  11. Edileuza Fátima C. Martins com pintura e decoupagem em telhas. Pintura em telas, tapetes de crochê e peças infantis.
  12. Eliane de Oliveira da Rocha com patchwork embutido
  13. Inês Bronze om bolo fake de EVA, ponto cruz, restauro de abajur, decoupagem em sabonete e toalha, scrapbook, flores de EVA e bordados em chinelo.
  14. Ivone Vidal com artigos para bebê acessórios para cabelo, tapete de crochê, porta papel higiênico, puxa saco, capa de galão, avental com touca, caminho de mesa, patcolagem (aplicação e roupas) e máscara para dormir.
  15. Janaina de Cássia da Silva com chinelos decorados.
  16. L’ethnic Bijoux – Ana Paula Onofre de Campos com bijuterias, peças confeccionadas através de reaproveitamente e reciclagem de materiais diversos.
  17. Mãos de Anjo -Mimos com arte – Sérgio Fronza com artesanatos em tecidos diversos, como almofadas, bolsas, nécessaires, bonecas e bichos de pano, pesos de porta, objetos decorativos e utilitários.
  18. Maria Aparecida Marques com patch aplique e pintura em tecido.
  19. Maria Lucimara de Souza com chinelos e chapéus bordados, biscuits (potes de vidro e miniaturas) e porta guardanapo de papel.
  20. Marydiartes – Maria Divina, com flores, bonecas e cadernos personalizados em EVA. Porta treco e tapete de crochê.
  21. Mineirices – Marselha Ceolin com pão de queijo congelado artesanal.
  22. Nuvem de Algodão – Nelson Augustinho com sabonetes artesanais.
  23. Planeta Criança – Muca Massarutto com espaço recreativo para crianças.
  24. Santa Breja Cervejaria com cervejas artesanais.
  25. Sérgio Gaspar com trabalhos em pedraria.
  26. Silvania Malafatti com artesanatos diversos em MDF, decorados e revestidos em tecido.
  27. Solange Rodrigues das Neves Silva com Bijuterias (colares, pulseiras, brincos e anéis) e chinelos bordados.
  28. Sonha e Marcilene Artesanatos com bolsas, carteiras, mochilas, estojos, puxa saco, porta papel higiênico e porta talheres de tecido.
  29. Suzana Rodrigues das Neves Chiquetto com crochê ( jogo de banheiro, jogo de cozinha, caminho de mesa, tapete, puxa saco e porta guardanapo.
  30. Terrários da Kah – Karina Orlandino, com terrários.
  31. Vera Lucia de Souza de Oliveira com artigos de madeiras: artes criativas em madeira e MDF.

 

Realização Fundação Romi

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833

 

Comentários

Dennis Moraes