Cada tipo de ambiente exige um tamanho específico; saiba quais são todos os pontos a serem considerados
O porcelanato é um revestimento muito versátil, disponível nas mais diversas cores, texturas e tamanhos. Consistindo em uma cerâmica feita de rocha e argila, o produto costuma ser uma das alternativas preferidas de quem está reformando sua casa, pois além de ser bonito, também é impermeável e bastante resistente. Contudo, existem alguns pontos a serem considerados antes de sair comprando.
Devido a suas diversas variações no mercado, é importante entender qual o tamanho ideal de porcelanato para cada ambiente da casa. As dimensões do piso escolhido podem proporcionar diferentes sensações, então é necessário aprender a usar esse fator ao seu favor. Confira todos os principais pontos a serem considerados a seguir.
Tamanho do ambiente
O tamanho de cada cômodo é determinante ao decidir as dimensões do porcelanato que será utilizado. Não existe uma regra específica nesse quesito, então tudo vai se basear na sua vontade e no que se deseja transmitir com a escolha daquele piso, por exemplo: se o cômodo for pequeno, a intenção é trazer a sensação de que ele é maior do que aparenta?
Em um banheiro pequeno ou médio, é possível aumentar a sensação de amplitude ao usar porcelanatos maiores, com medidas acima dos 90×90. Já para cômodos maiores, como em uma cozinha, o ideal também é acompanhar seu tamanho, usando pisos grandes que ajudem a valorizar o espaço.
Praticidade
Nem tudo depende apenas de estética. É importante pensar no lado prático da higienização, principalmente em ambientes com grande circulação de pessoas e acúmulo de sujeira, como banheiros e cozinha. Nesse caso, a dica anterior se repete: quanto maior forem os pisos, melhor!
A lógica aqui é que, quanto menor a quantidade de rejuntes para limpar, mais fácil será para manter o ambiente limpo. O porcelanato por si é um material simples de higienizar, mas as divisórias ainda podem acumular sujeira com uma certa facilidade. Por isso, menos é mais.
Aconchego
Os porcelanatos menores são mais apropriados para cômodos dedicados ao descanso, como quartos e sala de estar. Aqueles que simulam madeira são perfeitos para esse tipo de ambiente, pois conseguem transmitir um clima de aconchego sem igual.
Aqui é possível optar por um porcelanato de 60×60, pois no caso daqueles que reproduzem madeira, existem modelos dentro dessas dimensões que simulam ladrilhos menores. Dessa forma, tudo fica harmônico sem precisar adquirir pisos muito pequenos — ainda valorizando a dica anterior, em que quanto menos rejuntes, mais fácil de limpar.
VEJA TAMBÉM
Simone Mendes lança “Mesmice”, mais uma faixa do DVD “Cantando Sua História 2”
Educação com Espiritualidade Ecumênica: o legado de Paiva Netto à humanidade
Dia Mundial do Pão: médico esclarece mitos e verdades sobre um dos alimentos mais polêmicos da mesa