24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

3 dicas para deixar seus dentes mais brancos

Compartilhe essa notícia!

Com o desenvolvimento da tecnologia na odontologia, ter dentes mais brancos tem sido cada vez mais uma vontade, bem como uma realidade possível para uma grande parte das pessoas, possibilitando que muitos recorram a ortodontia estética para deixar o sorriso mais branco.

 

Pessoas satisfeitas com os seus sorrisos são mais confiantes e têm mais disposição para tudo o que acontece no cotidiano, afinal, é muito difícil passar um dia sem falar com alguém ou mesmo sorrir. 

 

Geralmente, pessoas com algum problema nos dentes tendem a ficar mais acanhadas, com vergonha de abrir a boca, o que pode interferir significativamente na comunicação e relação dentro do trabalho, faculdade ou mesmo na escola. 

 

Além disso, para a autoestima, problemas nos dentes acabam sendo algo grande, tomando proporções que podem afetar diretamente a saúde mental, somado a outros aspectos, pode-se chegar até em um quadro depressivo.

 

Nesse contexto, é preciso destacar três formas de garantir dentes mais brancos. Alguns, inclusive, podem ser facilmente feitos em casa. Confira:

Alimentação

O tipo de alimentação diz muito sobre a qualidade do sorriso, tanto para a resistência da estrutura, quanto para sua beleza.

 

Se alguém consome alimentos açucarados e ricos em carboidratos com frequência, por exemplo, as bactérias na boca serão cada vez mais favorecidas, proliferando-se e liberando um ácido corrosivo.

 

Por conta dessa ação, o esmalte dentário também é afetado, principalmente com erosões e porosidades, acarretando diversos problemas, visto que o esmalte é o principal protetor contra agentes negativos e que alteram a estrutura dental, como coloração e inflamações.

 

Alimentos muito pigmentados também não são recomendados para quem quer dentes mais brancos, pois, quando é ingerido, resíduos costumam ficar presos nos dentes, podendo deixá-los escurecidos ou manchados, principalmente em casos de porosidade.

 

Os alimentos recomendados para a saúde bucal são os ricos em fibras, vitamina D e cálcio. 

 

Os componentes fibrosos, geralmente contidos em frutas, como maçã, atuam como uma espécie de escova e limpa os resíduos alimentares, não deixando que o tártaro e as placas se formem.

 

Quanto aos alimentos ricos em cálcio,  95%da estrutura dental é formada por esse mineral, portanto consumi-lo é muito benéfico para a saúde da arcada dentária. 

 

Portanto, é recomendado consumir:

 

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Ovo;
  • Leite e seus derivados;
  • Oleaginosas.

 

Do mesmo modo, a alimentação correta, além de evitar as manchas, também podem contribuir com o clareamento. Isso porque alguns produtos estimulam a limpeza/clareamento da estrutura.

 

Exemplo disso é o morango, que por ter ácido málico contribui para o clareamento e quebra de moléculas que pigmentam a estrutura, principalmente por agir como um “esfoliante” natural da estrutura.

Higienização bucal

As práticas de higienização bucal são as principais para garantir uma boa saúde da cavidade, protegendo também o esmalte do dente.

 

Portanto, deve-se escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, ou ao final de cada escovação.

 

Isso deve ser feito utilizando escovas com cerdas macias, pouco creme dental e fazendo movimentos verticais ou circulares da gengiva para fora. 

 

Ao final da escovação, também é necessário escovar a língua em movimentos de vai e vem. 

 

Ao final de toda a escovação, é preciso bochechar o enxaguante bucal por cerca de 30 segundos. Por fim, deve-se passar fio dental todos os dias. 

 

Vale destacar também que a ida ao dentista a cada seis meses deve ser mantida para preservação e avaliação da estrutura, identificando problemas bucais e realizando procedimentos de prevenção como raspagem do tártaro dos dentes e aplicação do flúor.

 

Tais medidas são ainda mais importantes para quem utiliza aparelho dental invisivel, pois esse procedimento ortodôntico não tem coloração, deixando em evidência os resíduos alimentares, além de apresentar reações e até modificar a dentição, manchando a estrutura – por exemplo – nos modelos fixos, principalmente quando não há adequação do cardápio.

Procedimentos ortodônticos estéticos

Como foi falado anteriormente, devido ao desenvolvimento tecnológico da ortodontia, os consultórios odontológicos têm sido cada vez mais procurados para procedimentos estéticos sendo um dos mais famosos o clareamento dental.

 

O clareamento dental pode ser feito em casa, utilizando uma moldeira impressa em Impressora 3D, ou no consultório com doses mais intensas dos géis clareadores.

 

Além desse formato, o procedimento pode ser realizado no consultório com a aplicação de um laser, que estimula a ação do clareador, agindo de forma mais rápida, tendo duração aproximada de uma hora.

 

Portanto, para quem deseja realizar o tratamento, é interessante pesquisar quanto custa um clareamento dental junto a clínicas, profissionais e até operadoras de convênio.

 

Além disso, também há outro procedimento estético na ortodontia que pode ser aplicado para recuperar o sorriso, conseguindo melhorar a coloração da arcada dentária enquanto melhora o posicionamento e alinha o sorriso. 

 

Trata-se de um tratamento prático, que pode ser concluído em três consultas, com um dentista especializado e que, se for bem cuidado, pode durar cerca de 20 anos. 

 

Esse tratamento diz respeito à colocação da lente de contato dental na arcada, melhorando a estrutura, cobrindo manchas e até recuperando dentes que sofreram quebras ou trincas.

 

Por se tratar de um procedimento altamente avançado, duradouro e eficiente, que consegue alinhar o sorriso, deixando-o melhor para falar, mastigar e, por que não, sorrir, o custo tende a ser maior que o clareamento. 

 

Para identificar o melhor tratamento para o quadro, é preciso avaliar junto ao profissional quais as necessidades, desejos, recomendações e orçamento para ajustes.

 

Por isso, a pessoa que tem interesse em realizar o tratamento, deve pesquisar também sobre quanto custa lente de contato dental, materiais usados e se é o procedimento que melhor atende a demanda. 

 

Inclusive, há a possibilidade de aliar ambos os tratamentos, realizando o clareamento na estrutura e a colocação da lente de contato apenas em dentes específicos e que apresentem, por exemplo, manchas mais difíceis ou trincas.

 

Por fim, após o procedimento estético e para que exista uma maior durabilidade dos tratamentos, é preciso ter uma alimentação balanceada e manter uma boa higienização bucal, bem como manter as consultas com o profissional, promovendo sorrisos mais brilhantes e saudáveis.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!