19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne 200 participantes

Compartilhe essa notícia!

 

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Americana reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas na FAM (Faculdade de Americana), nesta segunda-feira (30). O evento, promovido pelo CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, foi aberto pelo prefeito Chico Sardelli.

 

“Hoje é um dia muito importante para Americana, para a discussão das políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência. A bandeira da nossa gestão é a inclusão para os que mais precisam. Vamos avançar ainda mais para tornar viáveis as propostas e iniciativas apresentadas nesta Conferência, promovendo a acessibilidade e melhores condições de qualidade de vida à população”, disse Chico.

 

A conferência teve como tema central o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e o subtema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”.

 

Foram discutidas estratégias para manter e aprimorar o controle social, garantia do acesso às políticas públicas, financiamento das políticas públicas, direito e acessibilidade e desafios para comunicação universal.

 

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, falou sobre a implementação das políticas públicas. “A gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi vem trabalhando desde o início para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Este ano, será implantado o serviço de residência inclusiva na cidade para as pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, com vínculos fragilizados ou rompidos. Estamos avançando e faremos ainda muito mais para incrementar e aprimorar o trabalho em Americana”, disse Juliani.

 

A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mary Gonçalves, ressaltou as conquistas nesses dois primeiros anos de gestão do Conselho. “A realização desta conferência é uma das maiores conquistas para a pessoa com deficiência, visando o aperfeiçoamento do sistema de proteção à pessoa com deficiência. O município recebeu duas vans adaptadas, buscamos melhorias na questão da acessibilidade, curso de libras, criação do projeto das lives, para abordagem os direitos da pessoa com deficiência, implantação da cadeira de trilha, parquinho com brinquedos inclusivos, lançamento do ‘Todas in rede’ e a residência inclusiva, que está em andamento pela Administração. Cumprimos nosso trabalho de fiscalizar e buscar junto ao Poder Público e Legislativo melhorias ao município, que possui mais de 16 mil pessoas com algum tipo de deficiência, e uma melhor qualidade de vida através de uma cidade inclusiva e acessível para todos”, disse Mary.

 

Na conferência, tomaram posse os novos integrantes do CMDPD, que irão iniciar os trabalhos no dia 1º de novembro. Todo o evento contou com a participação de uma intérprete de libras. Também foram eleitos dois delegados para a participação e apresentação das propostas na Conferência Estadual.

 

Participaram da abertura da conferência os vereadores Silvio Dourado e Thiago Martins, a diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, a técnica de referência da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Janaina de Freitas de Oliveira,  a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Mariana Zimermann Araújo, a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Acessibilidade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Érica Bodemeier  representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do CPC (Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual), entre outros convidados.

 

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

Fotos: Divulgação/SECOM

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!