19 de Agosto – Dia Nacional do Ciclista


O Dia Nacional do Ciclista é celebrado anualmente em 19 de agosto, segundo projeto de lei da Câmara (PLC 43/08). A proposta, que teve como relator o senador Gerson Camata (PMDB-ES). A data escolhida destina-se a prestar uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado  em faixa proibida a circulação de veículos automotores e que, ao chocar-se com a bicicleta de Pedro por trás, não deu assistência à vítima e fugiu. Sua carteira de habilitação estava vencida.

“O Dia Nacional será importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito” – disse a mãe de Pedro, Elizabeth Davison, que acompanhou a votação do projeto juntamente com seu marido Pérsio e um grupo de defensores dos direitos dos ciclistas.

O relator do PLC 43/08 observou que o trânsito já mata cerca de 35 mil pessoas por ano no Brasil – ou duas mil a menos, apenas, que na Guerra do Iraque. Gerson Camata lembrou ainda que circulam no país aproximadamente 60 milhões de bicicletas.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também defendeu a aprovação do projeto. Na sua opinião, o Brasil já contaria com “cidades mais humanas se o transporte alternativo tivesse sido levado a sério há mais tempo”.

Segundo a Organização das Nações Unidas a bicicleta é considerada como o meio de transporte mais ecológico do planeta, e vem ganhando adeptos que se preocupam com a saúde e o meio ambiente, além, de gerar economia ao próprio bolso.

 

O Pedala SBO  se sensibiliza com o Dia Nacional de Ciclista e parabeniza à todos os CICLISTAS que circulam pelo município, seja como meio de transporte, Lazer ou esporte. Esse momento serve para ressaltar a importância de se ter mais atenção no que se refere à BICICLETA, pois é um veiculo não motorizado e traz inúmeros benefícios tanto para quem a utiliza quanto à cidade em geral.

 

Fonte: Agência Senado
Foto: Maira Scavacini

Comentários

Notícias relacionadas