10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

10 hábitos que os brasileiros importaram dos Estados Unidos e você não sabia

Compartilhe essa notícia!

O brasileiro tem o costume de incorporar a cultura de outros países aos seus hábitos

 

Não é segredo para ninguém que os brasileiros importaram diversos hábitos e produtos dos Estados Unidos, desde utensílios tecnológicos, como notebooks, videogames, entre outros, até gírias populares.

 

Algumas palavras estão tão integradas no dia a dia do brasileiro que na maioria das vezes ele nem percebe que não está falando o português. Em alguns casos, a palavra acaba ganhando uma nova definição, totalmente diferente da tradução do termo na língua inglesa.

 

Ficou curioso sobre os hábitos que os brasileiros importaram dos Estados Unidos e usa diariamente sem perceber? E, ainda, sobre as palavras que não fazem parte da nossa língua materna? Então, veja abaixo 10 situações pelas quais você provavelmente já deve ter passado, mas não percebeu que não eram um costume brasileiro.

 

Jeans como “calças básicas”

Bem antes de começarmos a usar as calças jeans como uma peça básica do dia a dia, os estadunidenses já tinham aderido a esse costume. Até a palavra para denominar o tecido é uma invenção estrangeira.

 

No Brasil, ela é chamada de “peça coringa”, uma roupa que pode ser usada para ir a qualquer lugar, seja ao supermercado ou a uma festa. É difícil não encontrar ninguém usando esse tipo de calças de todos os jeitos diferentes.

 

Prova disso, são os mais variados tipos e formatos de calças, que também incluem diversos nomes em inglês: flare, skinny, pantacourt, boyfriend, high waisted, slim, distressed, wide e straight.

 

Comer ‘fast food’

Em qualquer filme que retrata os Estados Unidos, sempre aparece o nome de uma cadeia de fast food. Seja qual for a especialidade, hambúrgueres, pizzas, tacos, entre outros, os brasileiros também adotaram o hábito da “comida rápida”.

 

Pela simplicidade e rapidez do preparo, esse acaba sendo o substituto de uma refeição saudável. Em alguns casos, o fast food está tão integrado no cotidiano das pessoas que ele é encarado como uma recompensa para o fim de semana.

 

Usar cupons em lojas

Quem não gosta de economizar na hora de fazer compras? Então, cada vez mais os cupons estão sendo integrados no dia a dia da população brasileira e são usados como estratégia para atrair um maior número de clientes, ainda mais em lojas e-commerce.

 

Tomar milk shake com hambúrguer

Comer hambúrguer e tomar um milk shake já se tornou um hábito, não? Mas você sabia que esse também é um costume que importamos de nossos companheiros americanos?

 

Eles ainda têm o hábito de mergulhar a batata frita no sorvete batido. Apesar de alguns já terem adotado esse costume, ele ainda não se popularizou entre todos os brasileiros.

 

Festas temáticas

Festas do pijama, a fantasia e das décadas, não importa qual o tipo de tema, são muitas as opções de celebrações, que temos hoje. Porém, todas elas vieram de um só lugar: os Estados Unidos.

 

Comer ‘cupcakes’ e ‘cookies’

Famosos nas festas de crianças e nas docerias, os cookies e cupcakes artesanais começaram a ganhar popularidade em receitas caseiras nos Estados Unidos. Não somente os brasileiros foram conquistados pelo doce estrangeiro, mas nacionalidades do mundo inteiro cobiçam essas iguarias.

 

Black Friday

As lojas de todo o Brasil se preparam o ano inteiro para a última sexta-feira de novembro, conhecida pelo maior número de vendas, a Black Friday. Porém, o hábito de baixar os preços de vários produtos durante um dia e reunir diversos consumidores nas lojas é algo que os estadunidenses praticam há muito tempo.

 

Fantasias durante o Halloween

Dia de los Muertos ou Halloween, as comemorações possuem muitas semelhanças, mas foi a prática de pedir “doces ou travessuras” nas portas de cada casa durante o dia 31 de outubro que ficou popular entre as crianças no Brasil.

 

Incorporadas em muitos eventos escolares, essa celebração ganha novos ares quando realizadas por crianças vestidas de índios, passistas e políticos icônicos da história do país.

 

Brincar de ‘beer pong’

Brincadeira adolescente das fraternidades norte-americanas, o beer pong consiste em um jogo de lançar bolas de ping pong nos copos plásticos com cerveja. No Brasil, esse jeito de se divertir tomou outras proporções ao incluir outros tipos de bebidas alcoólicas, como a tradicional caipirinha e a cachaça.

 

Expressões populares

Oh my God”, “yes” e “please”, são expressões simples da língua inglesa que, hoje, já integram o vocabulário de vários jovens e adolescentes. A imersão é tanta que utilizar outro idioma já não causa estranhamento nas pessoas e falar assim gera a ideia de “status social” elevado.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!