Limeira

Zé da Mix é eleito presidente da Câmara Municipal de Limeira


Nova Mesa Diretora foi eleita com 19 votos

 

O vereador José Roberto Bernardo, Zé da Mix (PSD), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Limeira para a 60ª Legislatura durante a Sessão Solene de instalação da nova legislatura, neste domingo (1º). Ao lado dele, também foram eleitos para compor a Mesa Diretora: Dra. Mayra Costa (PPS), vice-presidente; Érika Tank (PR), primeira-secretária; e Rafael Camargo (PMDB), segundo-secretário. A chapa liderada por Zé da Mix recebeu 19 votos, enquanto o candidato individual à presidência, vereador Wagner Barbosa (PSB), recebeu dois votos.

 

Publicamente, Zé da Mix defendeu uma Câmara Municipal mais próxima dos problemas da cidade e das necessidades do cidadão comum. Ele pretende dedicar seus dois anos de gestão para reverter a crise econômica e política que Limeira enfrenta. Para superar a crise econômica, o presidente do Legislativo disse que vai trabalhar junto com o prefeito eleito Mario Botion (PSD). Por outro lado, para reverter o desgaste da classe política, Zé da Mix vai buscar mais transparência e economia na gestão do Legislativo.

 

A Mesa foi eleita para um mandato de dois anos consecutivos, sendo permitida a reeleição de seus membros para mais um mandato de dois anos, conforme determina a Lei Orgânica Municipal.

 

Perfil

 

José Roberto Bernardo, Zé da Mix, tem 58 anos e é radialista. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012 com 1.714 votos. Como parlamentar, ficou conhecido por ser ativo fiscalizador do Executivo e por apresentar propostas em consonância com os interesses da população.

Nascido e criado em Limeira, no bairro do Jaguari, conhece a cidade e seus problemas como poucos, o que o motivou a ingressar na política. Ele também integrou as comissões permanentes de Defesa dos Direitos Humanos e de Controle e Fiscalização dos Atos do Poder Executivo. Também atuou no Colégio de Líderes da Câmara.

 

Zé da Mix fará seu segundo mandato como vereador depois de conquistar 2.704 votos na eleição de 2016. Ele acredita que a boa política, formada por pessoas honestas e competentes, é o caminho para reerguer Limeira e devolver a dignidade aos limeirenses.

 

 

ATUALIZAÇÃO

Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse

 

Sessão ainda escolheu Mesa Diretora e Corregedoria da Câmara

 

A Câmara Municipal de Limeira empossou, neste domingo (1º), os 21 vereadores eleitos para a 60ª Legislatura (2017-2020), o prefeito, Mário Celso Botion, e o vice-prefeito, Júlio César Pereira dos Santos. A solenidade começou por volta das 16 horas e foi realizada no Salão Social do Nosso Clube.

 

Coube ao vereador Nilton Santos (PRB), parlamentar eleito com o maior número de votos, a tarefa de presidir a Sessão Solene de instalação da legislatura e cobrar dos parlamentares eleitos o compromisso de exercer, com dedicação e lealdade, o mandato, manter e cumprir a Constituição, observar as leis, defendendo os interesses do município e o bem geral de sua população. Ao final, todos os 21 vereadores – em uma só voz e com a mão direita levantada – ratificaram o compromisso dizendo: “Assim o prometo”. Em seguida, assinaram o livro de posse da Câmara.

 

A legislatura começa com cinco mulheres, ou seja, 23,8% da Casa, uma parlamentar a mais que no período anterior. As vereadoras eleitas, bem como as primeiras-damas Roberta Francheschi Botion e Elizabeth Razzo Pereira dos Santos, durante a cerimônia de posse, receberam uma homenagem especial dos funcionários da Câmara.

 

Representantes de nove partidos e coligações fizeram o uso da Tribuna da Sessão Solene para apresentar suas propostas de trabalho para a nova legislatura: Marcelo Rossi (PSD), Nilton Santos (PRB), Rafael Camargo (PMDB), Carolina Pontes (PSDB), Sidney Pascotto (PSC), Mayra Costa (PPS, PRP e PTC), Jorge de Freitas (PEN), Wagner Barbosa (PSB) e Constância Berbert (PDT e PCdoB).

 

Prefeito e vice

 

Após a posse dos parlamentares, tomaram posse e fizeram o juramento constitucional Mario Botion e Júlio Pereira nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Em seu pronunciamento, o novo prefeito de Limeira lembrou o trabalho coletivo do seu grupo político que o fez chegar ao Executivo municipal e destacou a relação de independência entre os Poderes. “Os poderes devem ser independentes e harmônicos entre si. Entretanto, vou buscar uma relação estreita e republicana com o Legislativo municipal, através do diálogo permanente e de proximidade com os vereadores para, com isso, avançar de forma compartilhada na melhoria dos serviços públicos”, prometeu.

 

Mesa Diretora

 

Depois de encerrado o empossamento, os vereadores fizeram a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Foram inscritos uma chapa, contendo candidatos para todos os cargos, e um candidato individual.

 

O vereador Zé da Mix (PSD), liderando a chapa completa, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Limeira com 19 votos. Também foram eleitos para a Mesa Diretora os parlamentares: Dra. Mayra Costa (PPS), vice-presidente; Érika Tank (PR), primeira-secretária; e Rafael Camargo (PMDB), segundo-secretário. O candidato individual, vereador Wagner Barbosa (PSB), recebeu dois votos.

 

A Mesa foi eleita para um mandato de dois anos consecutivos, sendo permitida a reeleição de seus membros para mais um mandato de dois anos, conforme determina a Lei Orgânica Municipal.

 

Corregedoria

 

Ex-presidente da Casa no período entre 2015 e 2016, o vereador Nilton Santos foi eleito corregedor legislativo, enquanto o vereador Clayton Silva (PSC) foi escolhido corregedor substituto. A Corregedoria, com mandato de dois anos, exerce o controle posterior interno do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara, além de investigar denúncias de delitos cometidos por vereador, no exercício de suas funções, por meio de instauração de inquérito.

 

A abertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro, com a retomada das sessões camarárias, reuniões das comissões e demais atividades legislativas.

 

Vereadores Reeleitos

Pastor Nilton Santos (PRB) 3.024 votos

Zé da Mix (PSD) 2.704 votos

Lu Bogo (PR) 2.428 votos

Darci Reis (PSD) 2.377 votos

Jorge de Freitas (PEN) 2.346 votos

Lemão da Jeová Rafá (PSC) 2.165 votos

Doutora Mayra (PPS) 1.802 votos

Erika Tank (PR) 1.624 votos

Farid (PR) 1.179 votos

 

Vereadores Eleitos

Dr. Rafael Camargo (PMDB) 2.486 votos

Anderson Pereira (PSDB) 2.244 votos

Mir do Lanche (PR) 1.487 votos

Dr. Marcelo Rossi (PSD) 1.464 votos

Estevão Nogueira (PRB) 1.420 votos

Marco Xavier ((PSB) 1.365 votos

Constância Félix (PDT) 1.330 votos

Helder do Táxi (PMDB) 1.263 votos

Prof. Wagner Barbosa (PSB) 974 votos

Carolina Pontes (PSDB) 964 votos

Clayton Silva (PSC) 755 votos

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br