Santa Bárbara d´Oeste

Vigilância Sanitária realiza 40 mil atividades e ações em 2016


A Vigilância Sanitária, órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizou durante o ano de 2016 aproximadamente 40 mil atividades e ações estratégicas para controle do risco sanitário, distribuídas entre Serviços de Saúde, Produtos de Saúde, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador e Ações Administrativas. O setor, localizado na Rua General Osório, 246, Centro, é responsável pelas ações que visam eliminar ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.

 

Entre as ações que se destacaram, foram realizadas aproximadamente 3 mil vistorias em estabelecimentos sujeitos a vigilância sanitária, 6 mil análises de laudos, documentos, balanços, manuais e outros, 3,6 mil consultas referente ao Sistema VRE (Via Rápida Empresa), 2,7 mil documentos protocolados, 1,4 mil inspeções de saúde do trabalhador, álcool, fumo e dengue e 580 licenças renovadas e/ou expedidas, entre outras. No período foram realizados mais de 12 mil atendimentos no setor, entre ligações telefônicas e solicitações presenciais.

 

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Wiezel, comentou sobre um dos principais avanços do setor, que possibilitou dar maior agilidade na abertura de atividades no Município. “Além de todos os atendimentos e ações que realizamos no último ano, destacamos as informações obtidas por meio do Sistema Via Rápida Empresa, do Governo do Estado de São Paulo, que auxilia a abertura de atividades sujeitas à Vigilância Sanitária. Essa ferramenta nos permitiu assegurar a completude do processo de licenciamento e possibilitou um maior controle de risco sanitário relacionado às atividades industriais, comerciais e de serviços de saúde do município”, destacou.

 

Também foram desenvolvidos pelo setor ao longo do ano alguns cursos e palestras em parceria com organizações públicas e da iniciativa privada, com destaque para o Curso de Dermocosméticos, realizado em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, Encontro “Receita de Sucesso – Empreendedorismo e Segurança Alimentar”, realizado em parceria com o SEBRAE Piracicaba, Curso Livre “Manipulação Higiênico Sanitária para Açougues e Peixarias” realizado em parceria com o SENAC Americana e Curso de “Controle de Qualidade de Produtos para Indústrias Alimentícias”, realizado em parceria com o Laboratório Pasteur.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br