Vigilância aplica 256 doses em primeiro dia de ação de multivacinação em Nova Odessa

A Vigilância em Saúde de Nova Odessa aplicou 256 doses de vacina durante o primeiro sábado da Ação de Multivacinação para atualização das carteirinhas. A iniciativa acontece novamente nos dias 15 e 22, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do São Jorge e Jardim Alvorada, das 8h às 16h.

 

“Ficamos satisfeitos com o balanço deste primeiro dia da ação de multivacinação. Estaremos a postos nos próximos sábados e convidamos a população a participar desta iniciativa que busca, acima de tudo, salvar vidas, já que as vacinas são primordiais na prevenção de inúmeras doenças”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

 

“Acompanhei o movimento durante o dia nas duas UBSs em que a ação foi realizada e não tivemos nenhum incidente”, continuou.

 

Balanço da Vigilância em Saúde apontou que no sábado foram realizadas 168 atualizações de vacina. Além disso, 88 pessoas que integram os grupos prioritários foram imunizadas contra a gripe. “Esperamos aumentar a demanda nas edições que realizaremos nos próximos sábado”, disse o secretário.

 

ATUALIZAÇÃO – A Ação de Multivacinação teve início no último sábado (08) e tem objetivo de atualizar a carteirinha de vacinas dos moradores de Nova Odessa e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal na cidade. “Infelizmente identificamos baixa cobertura de algumas vacinas e estamos realizando esta ação para para reverter este quadro”, explicou Cocato.

 

Durante a ação pacientes poderão se imunizar contra HPV (feminina e masculina), sarampo, caxumba e rubéola, difteria, tétano e coqueluche, tuberculose, rotavírus, meningite, raiva humana, hepatite, poliomielite, entre outras. “Faremos também vacinação contra a gripe aos pacientes que integram os grupos prioritários”, afirmou.

 

Segundo o secretário, para participar da ação basta ir até a UBS 2 (São Jorge) ou 5 (Jardim Alvorada) e entregar a caderneta de vacinação. “Um profissional já analisa se há vacinas em aberto e o paciente já é imunizado, ficando em dia com a carteirinha”, disse.

 

A Ação de Multivacinação não contempla a imunização contra a febre amarela. Neste caso, o paciente que vai viajar para áreas consideradas de risco deve fazer agendamento prévio na Vigilância Epidemiológica.

 

AÇÃO DE MULTIVACINAÇÃO

 

Atualização de vacinas:

Quando: Dias 15 e 22 de julho

Horário: das 8h às 16h

Locais: UBS 2 –Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge

UBS 5 – Rua das Imbuías, 355 – Jardim Alvorada

 

Grupos prioritários que podem se imunizar contra gripe:

Profissionais de saúde, pessoas com mais de 50 anos, gestantes e puérperas, crianças entre seis meses e 4 anos e 11 meses, indígenas, pacientes com doenças crônicas, professores, policiais militares, guardas civis, membros da Defesa Civil, funcionários dos Correios, motoristas de táxi e motoristas e cobradores de ônibus.

 

Vacinação contra febre amarela:

Apenas mediante agendamento prévio pelo 3476-5180. A vacina é aplicada apenas em munícipes que viajarão para áreas consideradas de risco.

 

 

 

 

Comentários