24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Vídeo de acidente em montanha russa de parque em Orlando é falso

Boato – Um grave acidente em um parque de diversões de Orlando (Estados Unidos) aconteceu e tentou ser escondido. Assista ao vídeo.

Atualização: um link do suposto acidente também espalha um vírus no Facebook. Leia mais aqui. 

Por pura curiosidade, alguns internautas estão sendo obrigados a compartilhar um conteúdo muito chamativo, mas totalmente falso no Facebook. Desde o dia 6 de janeiro, circula na internet um suposto vídeo de um acidente que teria acontecido em um parque de diversões de Orlando. Junto ao vídeo, aparece a seguinte mensagem:

[Chocante] Acidente em montanha russa em parque de Orlando tentou ser escondido!

Ao clicar no link, o internauta é direciona a uma página chamada Jornal Brazil. A página tem um player de vídeo onde seria mostrado o suposto acidente. Porém, ao clicar no player, aparece na tela o pedido de compartilhamento e a seguinte mensagem:

O mundo precisa saber. Então você precisa compartilhar o vídeo antes de vê-lo.

Até o dia 7 de janeiro, 21 mil pessoas já haviam compartilhado o conteúdo. Porém, todas essas pessoas caíram em uma pegadinha. Primeiramente, tentamos encontrar mais algum vídeo que usava a imagem na web. E só encontramos algumas pegadinhas em inglês. Ao buscar a imagem na web, encontramos, por exemplo, esse vídeo. Dê uma olhada no número de xingamentos (em inglês) nos comentários.

Por fim, resolvemos analisar de forma mais aprofundada o tal Jornal Brazil.Veja o que diz a página inicial do site:

Aqui no site Jornal Brazil quase nada é verdade! Todo o nosso conteúdo é criado por nossos usuários. Crie uma história que você acredita que vai dar o que falar, compartilhe com os seus amigos e veja como a Internet é poderosa para o compartilhamento de informações.

Essa explicação esclarece o mistério. Ou seja, o vídeo do acidente de montanha russa é falso.

 

Boatos.org

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br