Vereadores aprovam “Dia do Perdão” durante a 30ª Reunião Ordinária de 2017

Os vereadores barbarenses aprovaram dois projetos e 22 moções durante a 30ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira (22), no Plenário Dr. Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Inicialmente, os parlamentares aprovaram, com 18 votos favoráveis, o Projeto de Decreto-legislativo 21/2017, de autoria do vereador Cláudio Peressim (PEN), que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de ‘Cidadão Barbarense’ ao empresário Jonas Antonio Vanicoli. Em seguida, também de autoria do vereador Peressim, foi aprovado o Projeto de Lei 40/2017, que dispõe sobre a inclusão do “Dia do Perdão” no Calendário Oficial do Município.

Moções

A primeira moção aprovada nesta terça-feira, de autoria do vereador Edivaldo Meira, o Batoré (SD), a Moção 602/2017, manifesta aplauso a Lídia Imaculada Gonçalves de Oliveira pelos trabalhos desenvolvidos na APAE de Santa Bárbara d’Oeste.

De autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), foram aprovadas sete moções. A primeira delas, a Moção 629/2017, manifesta apelo ao prefeito para realização de pavimentação em trecho de chão batido da Estrada dos Italianos. A segunda, a Moção 631/2017, apela ao prefeito pela realização de força tarefa para troca de lâmpadas queimadas em vários pontos na rua Francisco Portes de Almeida, do bairro Cruzeiro do Sul.

Por meio da Moção 632/2017, Jesus manifesta apelo ao Poder Executivo para instalação de “guard rail” em trecho da estrada de Cilos, no bairro Santa Rita de Cássia. Na Moção 636/2017, ele apela ao prefeito para construção de calçada, junto ao passeio público em toda extensão da rua Barão de Mauá, no bairro Jardim Batagin. Na Moção 637/2017, ele manifesta apelo ao Executivo, para que realize a instalação de redutores de velocidade, placas de sinalizações e faixas de pedestres, na extensão da avenida Alfredo Contato.

Já na Moção 638/2017, Jesus manifesta apelo ao Poder Executivo para reforma e instalação de corrimão em escada, local que dá acesso entre o bairro Jardim Batagin e Jardim Santa Cecília, em frente à entrada do Cemitério Cabreúva. A última moção desse parlamentar aprovada nesta terça-feira, a Moção 642/2017, manifesta apelo ao Poder Executivo, para que faça a reposição em estoque dos materiais básicos de higiene, papelaria, inclusive o abastecimento de alimentos para servir na merenda escolar.

De autoria do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), foram aprovadas as moções 630 e 633/2017, ambas de apelo aos deputados Cauê e Vanderlei Macris. A primeira pela liberação de recursos para aquisição de um veículo micro-ônibus para transporte de pacientes de Santa Bárbara d’Oeste para realização de exames médicos e tratamento de saúde em outros municípios e a segunda pela liberação de R$ 400 mil para custear o aparelho e o tratamento para pessoas com deficiência auditiva em Santa Bárbara d’Oeste.

De autoria do vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), foi aprovada a Moção 634/2017, a qual manifesta apelo ao Poder Executivo quanto à criação de uma Praça de Esportes com Parque Infantil e pista de caminhada na área pública entre as ruas Limeira e Lindóia, no Jardim Santa Rosa.

De autoria da vereadora Germina Dottori (PV) foram aprovadas as moções 635, 643 e 644/2017. A primeira delas apela à 2ª CIA da Polícia Militar para reforçar o patrulhamento no bairro Vila Oliveira. As outras duas manifestam apelo à CPFL para que realize manutenção em cabos pouco tensionados na rua Maceió, no bairro Planalto do Sol, e na rua João Gilberto Franchi, no Jardim das Orquídeas.

De autoria do vereador Celso Lucatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS), foram aprovadas as moções 640 e 641/2017. A primeira manifesta apelo à CPFL quanto à substituição de poste de madeira por poste de concreto na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Jardim Gerivá. Já a segunda apela ao prefeito e ao secretário municipal de Obras pela realização de reparos na camada asfáltica da rua João Lopes Machado Filho, no Jardim Santa Fé.

As quatro últimas moções previstas na Ordem do Dia, de autoria do vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), também foram aprovadas. A primeira delas, a Moção 646/2017, manifesta apelo ao prefeito por providências urgentes em relação à manutenção da pinguela que liga os bairros Caiubi e Vale das Cigarras.  A segunda, a moção 647/2017, apela ao prefeito pelo conserto do alambrado da Escola Profª Gessi Terezinha Carneiro, no Jardim São Joaquim. A terceira, a Moção 648/2017, também apela ao prefeito, nesse caso pela recolocação da tampa da galeria localizada na SP-135. A última, a Moção 649/2017, apela ao prefeito pela construção de rampas de acessibilidade no entorno do Pronto Socorro Afonso Ramos.

Incluída na Ordem do Dia a pedido do autor, vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB), foi aprovada a Moção 658/2017, a qual manifesta apelo à Administração Municipal quanto à necessidade urgente de dedetização, para combater a proliferação de escorpiões em todo município, principalmente na Zona Leste.

Também incluída na pauta de votação, a Moção 666/2017, de autoria do Paulo Monaro (SD), foi a última moção aprovada nesta terça-feira. Por meio dessa moção, o parlamentar apela ao Poder Executivo por providências para instalação de redutores de velocidade em frente à Escola Estadual Ulisses de Oliveira Valente.

Tribuna Livre

Ainda durante a sessão, a convite do vereador Felipe Sanches (PSC), o biólogo Luiz Eduardo Chimello de Oliveira, chefe do Controle de Endemias do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, fez uso da Tribuna Livre da Câmara. Ele falou aos parlamentares e ao público presente no Legislativo a respeito da proliferação de escorpiões em diversos bairros da cidade e sobre medidas que a população pode tomar para reduzir os riscos de picadas.

Também logo no início da reunião, representantes da AIEP (Associação dos Funcionários do Instituto Metodista de Piracicaba), da ADUNIMEP (Associação dos Docentes da Unimep) e estudantes da Unimep também fizeram uso da Tribuna Livre, onde falaram sobre o estado de greve nessa instituição de ensino, que conta com campus em Santa Bárbara d’Oeste.

Pedido de Desculpas

Ainda na reunião desta terça-feira, durante a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), pediu desculpas ao advogado Antônio Salustiano Filho, o Tonhão, ex-vereador e candidato a prefeito nas últimas eleições. No início de maio, depois de a Justiça Eleitoral ter julgado improcedente ação movida por Salustiano contra 10 parlamentares, Kadu o criticou, afirmando que Tonhão era um advogado “de meia tigela”. Na sessão desta tarde, em virtude de acordo judicial, Kadu pediu desculpas publicamente, afirmando que na ocasião estava exaltado e entendia que a ação movida pelo advogado tinha motivações pessoais. “Olho por olho e o mundo acabará cego”, afirmou.

Comentários