25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Jorge de Freitas protocola projeto de lei que visa coibir pichações em Limeira

Compartilhe essa notícia!

Grafites são permitidos, desde que consentidos, mas quem picha terá que pagar multa

 

Combater as pichações no município de Limeira, esse é o objetivo do projeto de lei 85/2017 do vereador Jorge de Freitas (PEN), protocolado na Câmara no dia 24 de março. O texto do projeto prevê multa, independentemente de sanções penais cabíveis e da obrigação de indenizar os danos de ordem material ou moral que possam ter sido ocasionados pelo ato.

 

A punição, conforme consta no projeto, é para quem risca, desenha, escreve, borra, ou por outro meio corrompe edificações públicas ou particulares ou suas respectivas fachadas, equipamentos públicos, monumentos ou coisas tombadas e elementos de mobiliário urbano. A multa pode dobrar em caso de reincidência e também há multa específica para atos praticados em monumentos ou bens tombados.

 

Segundo o projeto, os grafites realizados com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentidos pelo proprietário ou em caso de bem público com autorização do órgão competente, serão permitidos.

 

“A proposta visa fomentar a recuperação e promoção da qualidade visual do ambiente urbano no Estado de São Paulo, por meio do combate à pichação e a conscientização dos cidadãos sobre os malefícios que a prática traz para a coletividade”, diz o vereador na justificativa do texto legislativo.

 

O projeto ainda precisa ser aprovado pelas comissões competentes para depois seguir para votação.

 

*Com informações do Gabinete Parlamentar

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!