Vencedores do 15º Salãozinho de Humor serão conhecidos no domingo, 24/09

Cerimônia no palco externo do Teatro Erotides de Campos começa às 15h e terá a presença do desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica

 

 

Os trabalhos vencedores do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba serão conhecidos no próximo domingo, 24/09, em cerimônia no palco externo do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, a partir das 15h. O evento terá a presença de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e autor do desenho que ilustra o cartaz desta edição do Salãozinho. O desenhista foi escolhido como patrono da 1ª Feira de Quadrinhos, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, também no Engenho (leia abaixo). As atividades são abertas ao público em geral.

 

Este ano, o Salãozinho bateu recorde de inscritos. Foram enviados 4.200 desenhos e 100 esculturas, com temas ligados à atual conjuntura política e econômica do Brasil, entre outros. Os trabalhos foram selecionados por um júri, formado pelo arte-educador Danilo de Angeli e pelo professor e artista gráfico Fábio San Juan, que escolheu 176, sendo 16 esculturas, para serem expostos no armazém 5B. Destes, foram definidos os premiados e menções honrosas nas categorias de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos, que serão anunciados no domingo, às 16h.

 

O Salãozinho integra a programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Desenvolvimento do Humor Gráfico (CEDHU).

Para a secretária da SemacTur, Rosângela Camolese, o recorde de inscritos mostra o bom trabalho desenvolvido pela equipe do CEDHU e do Conselho Consultivo do Salão, que têm mostrado a educadores e alunos a importância de desenvolver a capacidade crítica por meio da mostra. “Esse estímulo colabora para o desenvolvimento de cidadãos melhores e mais conscientes no futuro”, ressalta.

“A edição do Salãozinho deste ano é coroada pelo recorde de inscrições e também pela presença do Mauricio de Sousa. Outro destaque é que, pela primeira vez, recebemos trabalhos de alunos com deficiência, que superaram algumas limitações e as transformaram em pura arte. Algo que realmente emociona e mostra que o trabalho de divulgação e as oficinas com professores e alunos deram um resultado muito positivo”, analisa o diretor do CEDHU e do Salão de Humor, Erasmo Spadotto.

 

O 15º Salãozinho de Humor tem patrocínio da Arcor e Instituto Arcor e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

 

1ª FEIRA DE QUADRINHOS – Uma das novidades do 44º Salão Internacional de Humor é a 1ª Feira de Quadrinhos, que contará com estandes de editoras no Armazém 9, do Parque Engenho Central. Além da exposição e venda de livros, os visitantes poderão participar de oficinas, workshops, palestras e stand-ups.

Mauricio de Sousa será homenageado pelas escolas públicas de Piracicaba no dia 24 de setembro, às 15h. Pelo grau de importância dele como escritor e desenhista para a educação infantil, sua nova biografia será adotada pela Secretaria de Educação nas bibliotecas das escolas. O criador da Turma da Mônica subirá ao palco externo do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, para falar para as crianças convidadas sobre a importância dos quadrinhos na educação.

 

A Feira é organizada pela Prefeitura, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba). Tem apoio institucional da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e parceria do Sesc Piracicaba, que foi responsável por uma programação complementar com muitos convidados e oficinas.

 

SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Domingo, 24/09, a partir das 15h, no palco externo do Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba. Programação completa e mais informações sobre o 44º Salão Internacional de Humor, 15º Salãozinho e 1ª Feira de Quadrinhos no endereço www.salaointernacionaldehumor.com.br.