24Horas RMC

Varejo regional demite o triplo em maio e faz índice anual piorar

Dados consolidados pela FecomercioSP mostram queda no emprego formal nas três cidades da base do Sincomercio

 

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 65 vagas formais de trabalho em maio, segundo a Pesp (Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo), realizada mensalmente pela FecomercioSP com base em dados do Ministério do Trabalho. O número é quase o triplo do registrado em abril, quando foram encerrados 23 postos.

 

Setores

O setor que mais contratou foi o de Farmácias e Perfumarias, com saldo positivo de 29 empregos. Além deste, somente Autopeças e Acessórios (4) e Outras Atividades (23) contrataram mais do que demitiram. Por outro lado, os Supermercados e Materiais de Construção foram os que mais puxaram o gráfico para baixo, com fechamento de 49 e 42 postos, respectivamente. Todos os outros setores pesquisados também apresentaram resultado negativo.

 

tabela 1

 

Anual

Em 12 meses, a retração do mercado de trabalho no comércio varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste é ainda mais significativa, com a eliminação de 719 empregos formais no período de junho/2015 a maio/2016. A “taxa de demissões” é 2,13% maior que a registrada no período anterior (maio/2015 a abril/2016), quando houve diminuição de 704 empregos formais.

 

tabela 2

 

2016

Observando os números nestes primeiros cinco meses nos municípios pertencentes à base representativa do Sincomercio, verifica-se que não há geração de vagas no varejo de nenhuma das três cidades. Pelo contrário, foram fechados até agora, no ano, 279 postos de trabalho. O setor “campeão” em demissões é o de Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados, com saldo negativo de 241 vagas. Apesar da queda em maio, Supermercados ainda é o setor que sai melhor em 2016, com saldo positivo de 107 vagas.

 

tabela 3

 

“Os números revelam uma tendência nacional em função do momento econômico vivido pelo país. No entanto, nos últimos dois meses a confiança dos empresários e do consumidor voltou a crescer, ainda que timidamente, e esperamos que isso reflita positivamente no saldo de empregos daqui para frente”, analisou Vitor Fernandes, presidente do Sincomercio.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br