24Horas Variedades

Varejo perde vagas de emprego em janeiro

Apesar da queda no setor, região teve saldo positivo somando todos os segmentos

 

Os estabelecimentos comerciais do ramo de comércio varejista da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) tiveram saldo negativo na geração de postos de trabalho formais em janeiro, indicou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. No total, foram 362 vagas fechadas, pior que o resultado apurado em janeiro de 2017, também negativo em 172 vagas.

 

Os dados, apurados pela assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, apontaram que os setores que mais contribuíram para a queda foram Supermercados, que teve saldo negativo de 249 em janeiro de 2018, ante –103 no mesmo mês do ano passado; e Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, com resultado de –126 no primeiro mês deste ano contra –69 em janeiro de 2017.

 

POR MUNICÍPIO

Na análise individual, o saldo também foi negativo em todos os municípios da base do Sincomercio. Em Americana, o resultado foi de –192 em janeiro de 2018, ante –115 no primeiro mês do ano anterior. Nova Odessa fechou 34 postos de trabalho em janeiro deste ano, contra 17 vagas a menos no mesmo período de 2017. Já Santa Bárbara d’Oeste teve saldo negativo de 136 no último janeiro, frente a –40 em janeiro do ano passado.

 

 

 

NO GERAL, RESULTADO FOI POSITIVO

Apesar de os números do comércio varejista não terem sido tão animadores, no total a nossa região fechou janeiro de 2018 com saldo positivo de 383 vagas, resultado 75% superior aos 218 postos de trabalho abertos no primeiro mês do ano passado. O principal setor responsável pelos números positivos por Indústria de Transformação, que abriu 705 vagas no primeiro mês deste ano, contra 202 em janeiro de 2017.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br