RMC Saúde

Vacina da gripe será ampliada para adultos e crianças em Americana

A partir de segunda-feira (25/6), a Vigilância Epidemiológica irá disponibilizar a vacina conta a gripe para adultos de 50 a 59 anos e crianças entre cinco e nove anos, além dos outros grupos prioritários já definidos durante a campanha. A medida será mantida até que haja vacina no estoque e visa ampliar a cobertura para reduzir os riscos de transmissão do vírus, já que a meta de vacinar 90% da população-alvo não foi atingida pela maioria dos estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas três unidades da federação (Ceará, Amapá e Goiás) conseguiram atingir a marca.

A campanha contra a gripe chega ao fim no dia 22 de junho, mas para os estados e municípios que não conseguiram atingir a meta, o Ministério da Saúde recomendou continuar vacinando, incluindo as novas faixas etárias, porquanto houver disponibilidade da vacina.

Os critérios para ampliar às novas faixas etárias foram discutidos pelo Ministério da Saúde junto ao Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI), Grupo Técnico de Vigilância em Saúde (GTVS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e foram definidos conforme a situação epidemiológica e vulnerabilidade para complicações.

A partir das discussões, houve consenso de que indivíduos entre 50 e 59 anos geralmente apresentam maior carga de doenças, o que faz elevar o percentual de risco e maior vulnerabilidade para óbito. Já as crianças de cinco a nove anos, segundo a avaliação dos técnicos, respondem melhor à vacinação, sendo elas um dos grupos de maior potencialidade na transmissão do vírus na comunidade.

Em Americana a vacina continuará disponível em todas as UBS (unidades básicas de saúde), de segunda à sexta, das 8h às 16h, até que se esgote o estoque, que atualmente está em torno de mil doses. É fundamental a apresentação da caderneta de vacinação, principalmente para as crianças. Desde o início da campanha até o dia 20 de junho, o município havia atingido 67,7% da meta.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br