Brasil / Mundo

TV por assinatura perde 426 mil clientes em 12 meses

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil registrou 17.791.681 contratos ativos do serviço de TV por Assinatura no mês de setembro de 2018, diminuição de 426.360 assinaturas (-2,34%) nos últimos 12 meses. Em relação ao mês anterior, a redução foi de 25.471 assinaturas (-0,14%).

Grupos

Os quatro maiores grupos de TV por Assinatura no Brasil detinham 17.266.064 contratos ativos (97,04 % do mercado) em setembro de 2018. São eles: a Claro/NET com 8.824.748 assinaturas ( 49,60 %), a Sky, com 5.247.957 (29,49 %), a Vivo com 1.600.473  (8,99%), e a Oi com 1.592.886  (8,95%). As pequenas prestadoras da TV por assinatura totalizam 525.617 assinantes (2,96%).

Das grandes prestadoras de TV por Assinatura no país, apenas a Oi apresentou crescimento, mais 131.045 contratos (+8,96%) nos últimos 12 meses. A Vivo registrou menos 22.218 contratos (-1,37%), a SKY menos 40.787 (-0,77%), e a Claro/NET menos 418.246 (-4,53%).  As pequenas prestadoras de TV por Assinatura tiveram redução de 112.100 contratos (-12,65%).

Tecnologia

Em setembro de 2018, mais da metade dos assinantes de TV por Assinatura no Brasil receberam a programação por satélite, 9.682.924 contratos (54,42 % do mercado), por cabo foram  7.457.355  (41,91%) e por fibra ótica foram 650.948 (3,65%).

Apenas os assinantes que receberam a programação da TV por Assinatura por fibra ótica aumentaram nos últimos 12 meses, mais 268.412 (+70,17%). Os assinantes via satélite tiveram redução de 575.669 (-5,61%) e os que recebem o sinal por cabo diminuíram em 118.375 (-1,56%).

Estados e Distrito Federal

Nos últimos 12 meses, os estados com maior crescimento percentual no serviço de TV por Assinatura foram Ceará com mais 25.468 (+6,60%), Amazonas com mais 17.528 (+6,05%) e Rio Grande do Norte com mais 10.360 (4,51%).

Os números da TV por Assinatura estão disponíveis no Portal da Anatel. A Agência informa que a prestadora Brisanet teve o registro de abril de 2018 repetido para o mês de agosto de 2018 por não encaminhar os números do serviço há quatro meses. A Anatel informa também que a prestadora Nossa TV não encaminhou os dados de agosto de 2018 e essa não se encaixa nos critérios definidos na Comissão de Gestão de Dados da Anatel para que seus números sejam repetidos (empresas com mais de 50 mil acessos ou empresas com mais de 5% de acessos em alguma unidade da federação).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br