Santa Bárbara d´Oeste

Turismo disponibiliza site colaborativo para acessibilidade

Ferramenta reúne avaliações sobre qualidade do acesso em atrações turísticas para portadores de deficiência. Arquivo/Ministério do Turismo

Plataforma disponível em três línguas deve ajudar mais de 45 milhões de pessoas que têm alguma deficiência

Para aprimorar a acessibilidade no País, o ministério do Turismo disponibilizou o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo em que os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês. O guia também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente.

Até o momento, o site obteve mais de 440 mil acessos e 700 avaliações. Por ser um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será.

O ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência.

Cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 3,6% têm deficiência visual e 1,1% deficiência auditiva.Trata-se de uma parcela significativa de pessoas que ainda vive com pouco acesso à maioria dos produtos culturais oferecidos em museus e exposições.

Entretanto, algumas experiências de inclusão por meio de atendimento qualificado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – para os surdos – e audiodescrição e equipamentos táteis para os cegos ou pessoas com baixa visão têm mostrado a importância do turismo acessível.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br