Turismo: As belezas da Amazônia noturna

No coração da selva, o Juma Amazon Lodge oferece passeios para quem deseja conhecer a floresta à noite

Embora tenha muitos dos seus atrativos à luz do sol, a floresta amazônica brasileira ganha novas nuances à noite. Neste período do dia pode-se ouvir os sons dos animais de hábitos essencialmente noturnos, realizar focagem de jacarés ou ainda observar melhor o céu, mais claro entre julho e agosto, com aparição de estrelas cadentes.

 

Entre os hotéis de selva amazônicos, o Juma Amazon Lodge é um dos poucos que oferece uma ampla gama de passeios noturnos. Um dos mais interessantes é o pernoite na floresta. Após o jantar, os hóspedes saem de barco até um ponto determinado e caminham mata adentro até o lugar em que vão passar a noite. Ali, montam uma pequena fogueira e esticam suas redes de dormir. A experiência permite entrar em sintonia com a selva, escutar seus sons e cheiros característicos. Em um dos pacotes do hotel, dorme-se por 3 noites na floresta, com café da manhã ali mesmo.

 

Por terra, o Juma também promove as caminhadas noturnas. Nelas, observa-se vários tipos de plantas, como a paxiúba, a itaúba e a sapupema (árvores de grande porte). Para todos os passeios na floresta é recomendável o uso de botas, calças, camisa de manga comprida e lanterna. Repelente é recomendável, dependendo do viajante, mas não é preciso levar mosquiteiros.

Outra experiência no escuro é a focagem de jacarés, que fica paralisado quando a luz das lanternas dos guias os localiza nas águas do rio. Durante o passeio, os visitantes também observam os pássaros.

Juma – Localizado no coração da Amazônia brasileira, o Juma Amazon Lodge, em Autazes, a três horas de Manaus, em meio a uma área protegida de 7 mil hectares, oferece uma programação de imersão na floresta. Antes mesmo de chegarem ao lodge, a bordo de um confortável barco a motor, os viajantes têm grandes chances de ver os botos amazônicos (Tucuxi e Rosa) nadando no rio, e também assistir ao fenômeno Encontro das Águas, quando os rios Negro e Solimões se unem com colorações distintas, um escuro e outro barrento, correndo lado a lado por 6 km até encontrarem o rio Amazonas.

Já no hotel, todos podem desfrutar da nova piscina do lodge que flutua dentro das águas do rio Juma cercada por deques de madeira. Com 8 metros de comprimento por 5 metros de largura, o espaço possui espreguiçadeiras para tomar sol, ombrelones de palha e um bar. A piscina é feita em tela de aço galvanizado, evitando a entrada de peixes e jacarés.

O hotel usa a energia solar para aquecer água e iluminar os bangalôs, faz o descarte correto do lixo e do esgoto que produz, com uma central de tratamento de efluentes. Todos os bangalôs – sobre palafitas e ligados por passarelas – são decorados com arte indígena, possuem banheiros privativos, duchas com água quente, varandas e redes artesanais. Parte das acomodações é voltada para a floresta e outra para o Rio Juma, que por sua composição inibe a proliferação de mosquitos. Não há televisão e wi-fi nos quartos para a interação com a natureza ser mais completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUMA AMAZON LODGE

Pacote 4 noites – A partir de R$ 3.017, 00 por pessoa em quarto triplo. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 10 anos pagam 50%. O pacote inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), passeios (conforme roteiro do site www.jumalodge.com.br), guias bilíngues (português e inglês) e traslado – aeroporto ou hotel em Manaus / Juma Amazon Lodge / Manaus (hotel ou aeroporto).

Comentários