My Twitter Feed

December 11, 2016

Casa de Aço Modulações

Tecnologia auxilia a superar medo de elevador

Embraplan Engenharia utiliza cabines que evitam paradas por queda de energia

 

“Para mim, o elevador é um monstro”, afirma a aposentada Márcia Liveraro Queiroz. É mais comum do que imaginamos encontrar pessoas com medo de usar o elevador. A chamada fobia de lugares fechados assombra pessoas que, mesmo morando ou trabalhando em andares altos de prédios, preferem o uso da escada.  “Quando saio de casa e sei que terei que usar um elevador, fico com as mãos geladas e úmidas, meu coração dispara, chego ao lugar já procurando uma escada”, conta a Márcia.

 

Sentir um pouco de medo é considerado normal por geralmente estar associado a ansiedade ou insegurança, já o estado aumentado do medo é tratado com algo grave, uma fobia. “A fobia é o estado patológico do medo, quando a pessoa fica imóvel frente aquela situação, se esquiva de enfrentá-la, simplesmente porque perde o autocontrole diante daquilo. Geralmente ela surge a partir de uma associação, como por exemplo, algum trauma ocorrido no decorrer da vida”, explica a psicóloga Gabriela Pinese Petrocelli.

 

O medo de estar um lugar fechado recebe o nome de claustrofobia. Uma pessoa claustrofóbica, ao entrar em um ambiente fechado fica em pânico, não conseguindo permanecer por poucos minutos sem ter reações negativas. “Eu tenho pavor de ver que estou em um lugar todo fechado, cheguei a subir 20 andares de escada para não ter que usar o elevador”, relata Márcia.

 

Sob conhecimento desses fatos foi que a Embraplan Engenharia planejou a instalação de elevadores preparados e seguros para pessoas que têm medo. Em parceria com a Mitsubishi Electric, a construtora trouxe para o Brasil um conceito inédito de transporte interno de passageiros. Instalados no edifício comercial Splendor Office, os seis elevadores pioneiros, oferecem segurança e comodidade aos usuários, visto suas características principais: a autonomia e a estabilidade.

 

O elevador Mitsubishi vem para quebrar o medo das paradas repentinas. O sistema Meleye de gerenciamento movimenta o elevador até a próxima parada e abre as portas para desembarque em casos de falta de energia elétrica. Além disso, um sistema próprio de iluminação é acionado para não deixar os passageiros no escuro. Desta forma, tanto o usuário que possui claustrofobia quanto o que não possui, não tem com que se preocupar, pois o sistema garante a parada sem trancos e em segurança.

“É muito comum que as pessoas que têm medo de andar de elevador sintam também fobia por ser um meio de locomoção que atinge uma altura assustadora para alguns (acrofóbico)”, descreve Gabriela. Este fato passa despercebido para os usuários dos equipamentos instalados pela Embraplan nos empreendimentos de Piracicaba-SP, pois possuem velocidade avançada, porém de forma sutil. Os passageiros não percebem a rapidez com que o elevador chega ao andar desejado, tornando o transporte ágil e seguro.

Mesmo com tantos aparatos tecnológicos para evitar o medo de usar elevador, os claustrofóbicos necessitam de uma orientação profissional para eliminar o problema. Um tratamento de psicoterapia pode ser um caminho para a cura. “O tratamento mais adequado para os casos de fobia é a psicoterapia. O importante é a pessoa procurar a ajuda de um especialista para conseguir dar conta de superar esse medo excessivo e encontrar a raiz do problema”, comenta Gabriela.

Sobre a Embraplan – A Embraplan é uma empresa brasileira que desde 1995 se dedica a planejar, desenvolver, gerenciar, assessorar e construir projetos imobiliários voltados para o segmento da construção civil. Com um portfólio composto por um expressivo conjunto de projetos de edifícios verticais, estabelecidos na cidade de São Paulo, a empresa passa a ampliar sua atuação para o interior do estado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades promissoras.

Comentários

comentários

Comments are closed.