Piracicaba

Teatro do Engenho recebe balé do Studio 415

Espetáculo com entrada gratuita marca o encerramento da 4ª Semana de Cultura Artística

O encerramento da 4ª Semana de Cultura Artística é em homenagem ao artista Erotídes de Campos, com o espetáculo Poemas do Som, concebido pelos bailarinos do Studio 415. A apresentação acontece às 20h desta quinta-feira, 17, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes.

O espetáculo é composto por 15 coreografias, de diferentes estilos, assinadas pelos professores da escola de dança, com a colaboração do ator Rodrigo Polla. Criada em 1999 em homenagem ao compositor Erotídes de Campos, a montagem é fruto de parceria entre Adriana Dedini Ricciardi e Nina Guidotti. Utilizando de figurinos atuais, a peça faz uma leitura original dentro da linguagem coreográfica e, ao mesmo tempo, mantém o romantismo peculiar das obras de Erotídes de Campos.

“Esta é uma singela homenagem ao poeta do som Erotídes de Campos, que compôs com paixão muitas obras, entre elas as importantes Ave Maria e Alvorada de Lírios. A nossa intenção é que todos conheçam e lembrem  de seu nome, que marcou uma importante época brasileira”, declara Adriana Ricciardi.

Natural de Cabreúva, Erotídes viveu parte de sua vida em Piracicaba, onde integrou a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Entre suas mais de 230 composições estão choros, sambas, valsas, maxixes, marchinhas, dobrados, tangos e charlestons. Tocava flauta, clarineta, violão e piano. Desde 2012, com a inauguração do Teatro no Parque do Engenho Central, o espaço leva o nome do artista.

COREOGRAFIAS – O espetáculo Poemas do Som começa por No Importa, com os bailarinos José Castellanos e Loyse Souza, coreografados por Nelson Slonay. Alunos de street dance dançam Good Vaibes, de Rodrigo Bettini, as alunas da professora Thayse Siqueira interpretam Grande Deus, a Cia. Juvenil traz Degas, de Dani Zambello, os alunos de jazz encenam Judas, de Nelson Slonay, e a Cia. Apóstolos apresenta Ver Você, de Vivian Lazerini.

Os solos ficam com Isabel Fazio, em Etion, de Rafael Gerage; Stefani Gambarini, em Transformer, de Rodrigo Betini; Talita Bonatto, em Deparar-se, de Rodrigo Oliver, também coreógrafo de Solo Só, dançado por Louyse Souza.

Na dança contemporânea há Vida que Segue, de Rodrigo Oliver. No balé clássico há Faces, pelas alunas de Débora Zambello, que também assina a coreografia de Maria. Além do pas de deux de Copelia, o espetáculo tem Coda de Escrava e o Mercador, pelos solistas Rafael Gerarde e Cíntia Nogueira.

VALORIZAÇÃO – A valorização das diferentes manifestações culturais da cidade é uma das premissas que inspirou a criação da Cultura Artística em 1925, pelo maestro e professor espanhol Fabiano Lozano. Seu presidente atual é Milton De Mori, também coordenador CoMCult (Conselho Municipal de Política Cultural).

A Cultura Artística é a segunda entidade do gênero com maior tempo em atividade no país. A 4ª Semana de Cultura Artística é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). São coorganizadores o Serviço de Cultura e Extensão da Esalq/USP, Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

A programação deste ano contou com o lançamento do catálogo Eugênio Nardin – A arte de uma vida, no Museu Prudente de Moraes, da 10ª Revista de Cultura Artística, pela professora Marly Therezinha Germano Perecin, e com a abertura da exposição Legado das Letras Piracicabanas – Vida e Morte do Bandeirante, ambas na Pública Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

SERVIÇO – Poemas do Som, com o Studio415. Quinta-feira, 19, às 20h, no Teatro Erotídes de Campos (av. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Duração: 120 minutos. Classificação: livre. Mais informações: www.fb.com/culturaartisticapiracicaba.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br