Brasil / Mundo Santa Bárbara d´Oeste

Startup cria cadastro nacional e on line de bicicletas


Idéia de negócio inovadora é destaque no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios

Na capital federal, quatro colegas de trabalho criaram uma startup com um cadastro nacional de bicicletas. Segundo a repórter Juliana Munaro, especializada em tecnologia, os empresários aproveitaram uma brecha no mercado para criar esse novo cadastro. Ao contrário de outros veículos – que podem ser identificados pelo Renavan ou placas, por exemplo – as bicicletas ainda não tinham um sistema de controle e rastreamento.

O cadastro é gratuito e pode ser acessado pelo site ou aplicativo de celular. O dono registra a bicicleta pelo número que fica gravado abaixo do quadro da bike. A ideia surgiu quando os sócios perceberam o problema do grande volume de roubo de bicicletas. Para criar o cadastro, eles largaram os empregos que tinham e montaram uma startup, modelo de negócio que está se fortalecendo no Brasil. Geralmente são empresas pequenas, ligadas à área de tecnologia, com grande potencial de crescimento, sem precisar aumentar a quantidade de funcionários.

O capital inicial para montar o negócio foi de R$ 150 mil e veio de um investidor-anjo. A ajuda para formatar o negócio e desenvolver o produto veio do Sebrae. Hoje, a startup tem um quinto sócio e pode ganhar um sexto, ligado à área de comunicação. Em dois anos, 60 mil bicicletas foram registradas na plataforma. E, como o Brasil tem uma frota estimada de 70 milhões de bikes, astartup tem tudo pra crescer. Atualmente, os empresários tem parcerias com 106 lojas de todo Brasil. A meta é chegar a 160 até o final de 2016 e aumentar a base de dados até 2017 para um milhão de usuários.

A história bem-sucedida da empresária Marta será mostrada no Pequenas Empresas Grandes Negócios, que vai ao ar neste domingo (21), na TV Globo, às 7h30. O programa será reapresentado no mesmo dia pela GloboNews, às 8h30, e no Canal Futura na segunda-feira (22), às 16h30, e na terça-feira (23), às 5h, e no dia 27, sábado, às 15h.

Agência Sebrae

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br