Shopping Parque das Bandeiras cria horta sustentável

Com projeto sustentável, centro de compras deixa de mandar mensalmente 22 toneladas de lixo orgânico para aterro sanitário

 

Em meio ao vaivém de carros e sacolas, em um terreno ao lado do Shopping Parque das Bandeiras um pequeno oásis de verduras e temperos toma conta do espaço de 400m². Diversos tipos de alfaces, beterraba, couve, rúcula, manjericão, cebolinha, salsinha e mostarda brotam em um espaço que tem como objetivo conscientizar da importância da destinação correta do lixo e na redução resíduos que são enviados para o aterro sanitário de Campinas.

 

O projeto surgiu em fevereiro com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos desenvolvida pela Ancar Ivanhoe, administradora do Parque das Bandeiras, e foi inspirado na iniciativa de sucesso do Shopping Eldorado, nomeada Telhado Verde, que desde 2012 faz um destino ecologicamente correto a cerca de 1 tonelada de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação.

 

O mutirão realizado pelos funcionários do Bandeiras rendeu atualmente canteiros com verduras e hortaliças livres de agrotóxicos. A ação é encabeçada pelo responsável de compras Idinei Alex Tinti que aproveitou sua experiência no campo quando morou no interior do Paraná para cuidar de todo o cultivo ao lado de outros colaboradores.

 

Todo o resto de comida produzido pela praça de alimentação é encaminhado para o processo de transformação do resíduo alimentar em compostagem. Com a iniciativa, o shopping deixa de mandar mensalmente 22 toneladas de lixo para o aterro sanitário.

 

As plantas crescem diretamente no composto orgânico misturado com a terra. A primeira colheita de mais de mil mudas foi feita na terça-feira, dia 29 de agosto, e todos os alimentos foram doados para lojistas, colaboradores e projetos sociais como o Lar Nosso Sonho.

 

Até o final do ano, a administração do shopping pretende duplicar o tamanho da horta e plantar outros vegetais como tomate, cenoura e temperos como tomilho, alecrim, hortelã e sálvia. “O Parque das Bandeiras, por ser um espaço de compras, lazer, serviços e convivência da população, também é ciente de sua responsabilidade social tanto com os clientes quanto com seus colaboradores. A iniciativa da horta é o pontapé para incentivarmos a destinação correta do lixo, focando em reciclagem e redução de resíduos no planeta. Separamos o lixo reciclável e encaminhamos 15 toneladas por mês para as cooperativas”, enfatiza a gerente de marketing do Shopping Parque das Bandeiras, Andréia Vidal.

 

Dados

O Shopping Parque das Bandeiras gera mensalmente:

22 toneladas de lixo orgânico

15 toneladas de lixo reciclável

65 toneladas de lixo comum

A colheita será realizada quinzenalmente e destinada:

Lojistas e colaboradores

Lar Nosso Sonho (crianças e adolescentes)

Lar dos Velhinhos de Campinas

Shopping Parque das Bandeiras

Inaugurado no final de 2012, o shopping reúne lazer, conforto, variedade de lojas e de restaurantes. Situado estrategicamente na Avenida John Boyd Dunlop, entre as rodovias dos Bandeirantes e da Anhanguera, o empreendimento tem como principais diferenciais a modernidade e o conforto com os quais recebe seus visitantes, além de uma variada programação cultural gratuita. O Parque das Bandeiras tem 40 mil m² de espaços para lojas, distribuídos em um terreno de mais de 340 mil m², com mais de 210 lojas, mais de 30 opções gastronômicas, seis salas de cinema e mais de 2.000 vagas de estacionamento.

Ancar Ivanhoe

Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 23 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.  Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br

Posted Under