Brasil / Mundo

SENAI apresenta Programa de Ações Inclusivas em seminário internacional

Evento, realizado com o Tribunal de Contas da União em 20 e 21 de setembro, em Brasília, terá desfile de moda inclusiva, oficinas de costura e panificação feitas por pessoas com e sem deficiência e demonstrações de língua brasileira de sinais e de braile

Debater caminhos para potencializar a promoção de igualdade de oportunidades das pessoas com deficiências é o objetivo do Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

Além de palestras com especialistas nacionais e internacionais, os visitantes poderão participar ainda de atividades interativas no espaço D+eficiência para a Indústria e conhecer o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) que, em dez anos, formou mais de 180 mil pessoas com deficiência em cursos de educação profissional. Entre as atrações está o desfile de moda inclusiva, que traz modelos com diferentes tipos de deficiência vestidos com peças construídas por alunos do SENAI de Santa Catarina finalistas do 4º Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva, realizado no ano passado. O desfile, que ocorrerá no dia 21 de setembro, 16h, será transmitido ao vivo na página do Facebook do SENAI.

PSAI – O SENAI também realizará oficinas de panificação, costura, tecnologias assistivas, adequação de materiais, informática, entre outras, em que pessoas com deficiência interagem com outros profissionais e oferecem ao público uma mostra de respeito à diversidade e inclusão em diferentes realidades do trabalho. Além disso, profissionais do SENAI com deficiência farão demonstrações com os visitantes da linguagem brasileira de sinais (Libras) e de braille. “O intuito é mostrar os desafios e as oportunidades da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho e apresentar as iniciativas do SENAI para promover a educação profissional para esse público”, destaca o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Morgado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SENAI é responsável por 57% das matrículas de pessoas com deficiência na educação profissional no Brasil, seguido pela rede estadual de ensino, com 18% das matrículas, e federal, com 12%. Entre as principais áreas de oferta de cursos para pessoas com deficiência na rede SENAI estão gestão, segurança no trabalho, tecnologia da informação, metalmecânica e meio ambiente.

Seminário – A conferência de abertura será do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas junto ao TCU, que é o supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal. Em seguida, haverá ato de apoio à candidatura do Brasil para compor o Comitê de Monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), com as presenças do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Logo após, será formalizado ato conjunto dos Tribunais de Contas e dos respectivos Ministérios Públicos de Contas em relação à fiscalização da emissão de alvará e habite-se. Também haverá o lançamento do selo de acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Tais atos contarão com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Fernandes Pascoal; do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira; do engenheiro e gerente da Regional Oeste do Confea, Jary Ferreira de Castro.

No dia 20 de agosto à tarde, ocorrerá o primeiro painel, com o tema Políticas públicas para a pessoa com deficiência. O moderador será o secretário-geral da Presidência do TCU, Rainerio Rodrigues Leite.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência; ao desenho universal para cidades inclusivas, bem como as tendências globais e os desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. O seminário discutirá ainda a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua inclusão produtiva no mercado de trabalho.

O quinto painel terá como tema Um olhar sobre a inclusão produtiva da pessoa com deficiência. Contará com depoimentos de representantes de empresas, de departamentos regionais do SENAI, de docentes, de alunos. Na sequência, haverá debate entre especialistas do SENAI, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, da Câmara de comércio Brasil-Alemanha e do Conselho de Comércio e Investimento da Embaixada da Suécia – Business Sweden.

  • Confira a transmissão do evento pelas redes sociais do SENAI. A programação do evento está no Portal do TCU

SERVIÇO

Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania

Quando: 20 e 21 de setembro, a partir das 8h
Onde: Instituto Serzedello Corrêa – St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Polo 8 Lote 3 – Brasília

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br