Sedentarismo é alvo de campanha na Melhor Idade em Nova Odessa


Clube da Melhor Idade busca estimular idosos a ter hábitos saudáveis

 

Xô sedentarismo… Vem pro Clube!”. Com esta campanha, o Clube da Melhor Idade está incentivando pessoas acima de 60 anos a deixarem hábitos sedentários e frequentarem as atividades oferecidas gratuitamente no local pela Prefeitura. Normalmente o período mais frio do ano é a época em que é reduzida a presença dos idosos, tanto no Clube quanto em qualquer local público na sociedade.

De acordo com Cristiane Mareschi, fisioterapeuta do Clube da Melhor Idade, o sedentarismo é responsável por mais de 5 milhões de mortes no mundo por ano, sendo a 2ª principal causa de falecimentos. É considerado o principal fator de risco para a chamada ‘morte súbita’, estando na maioria das vezes associado direta e indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

São doenças associadas ao sedentarismo: obesidade, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, infarto, asma, alguns tipos de câncer e distúrbios psicológicos. “Impacta diretamente na saúde dos músculos e dos ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, atrofiando, perdendo a flexibilidade e comprometendo a saúde como um todo”, detalha Mareschi.

Segundo a profissional, o exercício físico é necessário com uma ação planejada e estruturada. “Os idosos podem ser adeptos de modalidades esportivas como dança, lutas e jogos. Os benefícios incluem perda de peso, diminuição do risco de desenvolver doenças crônicas, aumento da energia e bem-estar, combate a ansiedade e a depressão, assim como melhora a qualidade do sono”, cita Mareschi.

Atualmente o Clube da Melhor Idade atende a quase 2 mil pessoas, sendo 1,5 mil acima de 60 anos cadastradas através de carteirinha e frequentando as diversas atividades disponibilizadas gratuitamente, além de mais de 450 munícipes, de idades variadas, participando das aulas de ritmos (zumba), seja no período matutino ou no noturno.

Existem várias práticas no Clube da Melhor Idade: Pilates, Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Capoeira, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Acupuntura e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó). Os interessados podem procurar a Secretaria de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Heitor Penteado, 199, Centro. O telefone para mais informações é o 3476-6053.

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Posted Under