Saúde

Secretaria de Saúde de S. Bárbara orienta sobre gripe H1N1


Com o aumento de casos no Brasil e constante divulgação da mídia em geral, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece algumas questões relacionadas à gripe H1N1 (Influenza A), sua imunização e medidas para evitar a doença. Até o momento, o Município não registrou nenhum caso positivo. Mesmo assim, a prevenção é primordial. Em Santa Bárbara d’Oeste, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada, a partir do dia 30 de abril, de acordo com o cronograma inicial da Secretaria de Estado da Saúde.

 

O Município segue  com os preparativos para iniciar a Campanha, conforme a determinação estadual. “A campanha só foi antecipada para a Grande São Paulo, ressaltamos que até o momento não registramos nenhum caso positivo de H1N1 em Santa Bárbara. A partir do dia 30, as doses estarão disponíveis para o público-alvo em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina Braga Sisti.

 

A coordenadora ressalta ainda que a vacinação contra influenza no SUS (Sistema Único de Saúde) é voltada a alguns grupos prioritários, sendo pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária entre seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e os grupos portadores de doenças crônicas. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Ela pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco que podem ter complicações pela infecção pelo vírus. A vacinação é um dos instrumentos para prevenção da doença”, explicou.

 

A orientação aos munícipes é procurar atendimento médico imediato, caso a pessoa  com sintomas de gripe apresente qualquer desconforto respiratório, ou seja falta de ar, além dos sintomas esperados como febre alta, dores nos músculos, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite, ou ainda vômitos e diarreia. “É importante evitar aglomerados e observar se realmente está apresentando os sintomas de gripe acompanhado de falta de ar. Se estes sintomas estiverem presentes procurar atendimento imediato para que o caso seja avaliado e tratado oportunamente”, completou Carolina.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, além da vacina existem outras orientações para evitar e prevenir a transmissão como: cobrir o nariz e a boca com lenço ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após uso; lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar – no caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel – evitar tocar olhos, nariz ou boca; evitar contato próximo com pessoas doentes; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar sair de casa em período de transmissão da doença, entre outros cuidados.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br