Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove ações contra câncer de próstata e Hepatite C

Clube da Melhor Idade de Nova Odessa sediou testes rápidos e ação de conscientização

 

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Nova Odessa promoveu ações especiais de cuidados com a saúde na última sexta-feira (10), no Clube da Melhor Idade. Houve um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, em parceria com o Rotary Club e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites (ABPH), além de aferição de pressão arterial e de glicemia. Ocorreu ainda a conscientização da necessidade dos homens prevenirem o câncer de próstata, relativo ao mês Novembro Azul.

A Drogaria Drogão Popular proporcionou 97 testes de glicemia e aferição de PA (Pressão Arterial) em idosos e pessoas que participaram dos eventos. Por sua vez, funcionários da Secretaria de Saúde realizaram 100 testes rápidos de Hepatite C. E um estande do Novembro Azul trouxe cartazes e folderes conscientizando homens para realizar exames preventivos, para diagnosticar e tratar o câncer de próstata.

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” é encabeçada pelo Rotary Club Internacional e visa diagnosticar portadores do vírus que desconhecem a situação em que se encontram. Isso porque a doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, a situação se agravou. Assim, o transplante de fígado é a única possibilidade de cura.

Os testes realizados que deram positivo terão o encaminhamento necessário pela Secretaria Municipal de Saúde, para oferecer todas as informações e o tratamento do paciente ser iniciado o mais breve possível. “São ações assim que reforçam o trabalho já realizado ao longo do ano pela Atenção Básica no Município. Nesse caso, a Hepatite C”, resume o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Criada em 2012, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites tem como objetivo mobilizar os brasileiros infectados com o vírus da Hepatite C e encontrar aqueles que convivem com a doença sem saber. A ABPH tem atendimento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e, em breve, Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas no site www.hepatite.org.br.

A ação do Novembro Azul foi realizada pelo enfermeiro André Roberto de Barros. O profissional ministrou palestras da Campanha do Outubro Rosa em Nova Odessa – sobre o câncer de mama – e neste mês busca a conscientização quanto ao câncer de próstata nos homens. “Todo o trabalho é focado na prevenção e conscientização, sabendo que a Atenção Básica de Saúde dá todo o suporte”, finaliza.

Comentários

Notícias Relacionadas

Banda Sinfônica faz apresentação em homenagem ao D... Concerto da Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ ocorre na sexta-feira, às 20h30   Em comemoração ao Dia da Padroeira de Nova Odessa, N...
Nova Odessa: Diretoria de Habitação convoca pré-ha... A Diretoria de Habitação da Prefeitura de Nova Odessa publicou nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município, a convocação de 29 pré-habilitados ...
Prefeito assina convênio para reforma do Centro de... Prefeito Bill assina emenda para Centro de Fisioterapia. Município receberá emenda de R$ 200 mil do deputado Chico Sardelli   O prefeito de...
Veja o que abre e fecha no feriado de 15 de setemb... Ponto facultativo na segunda-feira, dia 14; Repartições públicas encerram expediente nesta sexta-feira, dia 11, às 13h, e retomam os trabalhos na quar...