RMC

Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa orienta sobre árvores adequadas para plantio na área urbana

Você sabe quais árvores são adequadas para serem plantadas nas calçadas das cidades? Com objetivo de orientar os moradores sobre as espécies indicadas para plantio na área urbana, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa elaborou um panfleto com dicas sobre os tipos de mudas mais indicados.

 

“Muitas pessoas querem ter uma árvore em frente de sua casa, mas não sabem que há espécies adequadas para diferentes espaços”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela. “Queremos com este material orientar os moradores sobre as espécies adequadas e evitar que, no futuro, tenhamos que cortar árvores por não serem condizentes com o espaço em que foram plantadas, como infelizmente acontece hoje em alguns pontos da cidade”, continuou.

 

Segundo a diretora, além de pensar no espaço adequado e em questões como a profundidade da cova onde será realizado o plantio, por exemplo, é preciso analisar quais espécies não causarão problemas nas calçadas por conta das raízes ou ainda que oferecem menos riscos de queda por serem de menor porte. É comum também o registro de danos nas tubulações subterrâneas e fiação dos postes por conta de árvores de espécies não condizentes com área urbana.

 

De acordo com o material distribuído pela Secretaria de Meio Ambiente, entre as espécies indicadas para áreas urbanas estão o Oiti, que pode atingir entre 8 e 15 metros de altura; o Manacá da Serra, que se destaca pelas cores de suas flores ou ainda a Dama da Noite, que alcança até 7 metros de altura e é muito utilizada para formação de cercas-vivas.

 

São indicadas ainda para área urbana o Resedá, a Pata de Vaca – indicada também para regeneração de matas degradadas -, e a Quaresmeira, que é umas das principais espécies utilizadas na arborização urbana no Brasil.

 

Fernanda lembrou que mesmo com as orientações divulgadas, moradores que tiverem dúvidas sobre plantio ou espécies adequadas podem entrar em contato na Secretaria de Meio Ambiente para obter mais informações. “Recentemente divulgamos um material sobre como realizar o plantio das mudas, mas nossa equipe está à disposição para auxiliar o munícipe”, disse.

 

A diretora explicou que o informativo já foi distribuído em algumas regiões da cidade e está disponível também na página da Secretaria de Meio Ambiente no Facebook (https://www.facebook.com/Meio-Ambiente-de-Nova-Odessa).

 

 

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, 777, Centro. O telefone para contato é o 3476-8600 ramal 293.

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br