Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa dá dicas de como reduzir o consumo de água

Em meio ao período de estiagem e com a constante preocupação com a sustentabilidade, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou um informativo com orientações sobre como reduzir o consumo de água. Além da questão ambiental, a iniciativa busca também contribuir para a economia doméstica.

 

“Enfrentamos recentemente uma grave crise hídrica e, embora a situação tenha se normalizado, é preciso muita atenção em relação ao consumo de água. Pequenas ações garantem a redução no consumo e resultam também economia”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

 

“A Prefeitura tem feito a sua parte para evitar problemas futuros, como os projetos de desassoreamento das represas e de recuperação de nascentes, mas os munícipes também precisam se conscientizar que este é um dever de todos”, continuou.

 

Não deixar torneiras pingando, juntar a louça para lavar e abrir a torneira apenas para o enxágue, tomar banhos mais rápidos e escovar os dentes com a torneira fechada são algumas dicas passadas pela Secretaria que surtem grande efeito. “Uma torneira pingando, por exemplo, pode resultar no desperdício de 1,380 litro de água por mês”, explicou.

 

Segundo a diretora, trocar a lavagem de áreas externas da casa pela limpeza com a vassoura e armazenar água de chuva para regar plantas e lavar o quintal são outras dicas valiosas. “São ações simples que não comprometem as atividades do dia a dia. É uma questão de costume e acredito que estamos em um período em que a população precisa se conscientizar e ajudar na proteção da natureza e no combate ao desperdício”, disse.

 

De acordo com Fernanda, o informativo com as dicas de redução do consumo está disponível para consulta na página da Secretaria de Meio Ambiente no Facebook (https://www.facebook.com/Meio-Ambiente-de-Nova-Odessa). Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, 777, Centro. O telefone para contato é o 3476-8600 ramal 293.

 

 

Comentários
Posted Under