RMC

Secretaria de Educação de Americana vai investir mais de 5 milhões em reformas

 


A Secretária de Educação de Americana, Juçara Noveli, anunciou nesta quarta-feira (3/2), pouco antes do início do planejamento da Rede Municipal de Ensino, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, que a pasta irá investir este ano mais de 5 milhões de reais em reformas e obras das 54 unidades escolares do município.

O investimento irá cobrir mais de mil itens, que vão do telhado ao esgoto. No início a prioridade será a limpeza de calhas e, se houver necessidade, da troca de telhados. O trabalho começará por uma escola do ensino fundamental, o Ciep do Zanaga, e duas escolas da Educação Infantil, Casa da Criança Juriti (São Roque) e Casa da Criança Urupê, (Profilurb).

“Já fizemos um levantamento no ano passado das necessidades de todas as escolas. Essas três primeiras escolas precisam de obras com urgência, mas todas as unidades terão intervenções em 2016. Faremos a recuperação da estrutura física da Rede”, afirmou Juçara.

“Vamos começar 2016 com toda rede reestruturada com a atribuição que realizamos no final do ano passado. Nossos objetivos este ano são recuperar a qualidade pedagógica da Rede Municipal de Ensino; implantação das oficinas extracurriculares; recuperar a estrutura física das escolas com reformas e obras; entregar a creche do Vale das Nogueiras e, em uma ação em conjunto com a Secretaria de Cultura, estudar a volta do projeto Raízes”, disse a secretária.

Juçara anunciou ainda a implantação do sistema de gerenciamento escolar e a reorganização da merenda escolar. “Será uma ano de realizações. Logo após o Carnaval as atividades voltam para os alunos do ensino fundamental e depois, na outra semana, o retorno da Educação Infantil”, afirmou a secretária.

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, os educadores estarão nas unidades para a organização do ano letivo com formação e reuniões. A Rede Municipal de Ensino tem, aproximadamente, 6.800 alunos no Ensino Fundamental e cerca de 5 mil crianças nas Emeis e 4.400 em creches. No total, são mais de 16 mil alunos matriculados na Rede de Americana.

Com o teatro lotado com a presença dos educadores, Juçara agradeceu a todos os funcionários da Rede Municipal de Ensino pelo empenho em conseguir atravessar as dificuldades de 2015. “As ações só foram possíveis com a força dos educadores e todo corpo administrativo”, elogiou. “O foco este ano são nossos alunos”, concluiu. Os educadores assistiram logo após à apresentação musical com Hulkinho e seu grupo.

A primeira palestra, “Os impactos das vulnerabilidades no desenvolvimento psicossocial da criança e o papel da escola como fator de proteção de direitos”, com a terapeuta ocupacional da Unisal, Maria Luisa Bissoto, aconteceu na parte da manhã. A segunda, das 13h às 17h, será sobre “Direitos e deveres educacionais: o conflito como forma de educar”, ministrada pela pedagoga Maria Luiza Begnami.

Maria Luísa Bissoto é terapeuta ocupacional, especializada em Educação Especial (Unicamp), mestre e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós-Doutora em Educação pela UNESP (Botucatu). Cursa um segundo pós-doutorado na Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Suas atividades profissionais e de pesquisa estão ligadas ao campo da Educação Sociocomunitária numa perspectiva de educação para a autonomia, à formação de professores para a Educação Básica, à Educação Inclusiva, aos processos cognitivos e de ensino-aprendizagem, e à reabilitação.

Maria Luiza Begnami possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras (2007) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora de secretaria da Fundação Hermínio Ometto.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direito educacional, formação docente, educação, clima organizacional e formação continuada.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br