24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Sebrae-SP reúne especialistas em inovação e tecnologia durante workshop em Piracicaba

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência

 

 

Com o objetivo de mostrar como a inovação pode aumentar a competitividade e garantir resultados financeiros positivos com a redução dos custos e uso de novas tecnologias, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba reunirá dois palestrantes de renome internacional, na manhã do próximo dia 26 de novembro, durante o Workshop de Inovação e TecnologiaLuiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M do Brasil, e Luís Rasquilha, CEO da Ayr Consulting, maior empresa do mundo em tendências de inovação, são os convidados especiais do evento, durante o qual compartilharão informações, cases corporativos e, principalmente, as razões do termo inovação ter se tornado obrigatório na gestão das empresas.

 

O Workshop de Inovação e Tecnologia é uma realização do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Simespi (sindicato patronal das indústrias) e Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Escritório Regional de Piracicaba e apoio da 3M do Brasil, AYR Consulting, Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e Conselho Municipal de Ciências e Tecnologia (CMCT). Com foco nas micro e pequenas empresas, o evento é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone (19) 3434.0600 ou na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende.

 

Luiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M do Brasil [crédito Nelson Chinalia]

Luiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M do Brasil

Foto: Nelson Chinalia

A programação começa com credenciamento e welcome coffee, das 8h às 8h30. Após as boas vindas do gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, acontece a palestra A Cultura de Inovação 3M – Como alavancar a inovação nas organizações, ministrada por Luiz Eduardo Serafim.

Luís Rasquilha, CEO da Ayr Consulting, palestrante do Sebrae-SP (2)

Luís-Rasquilha-CEO-da-Ayr-Consulting-palestrante-do-Sebrae-SP

Às 10 horas, os participantes acompanharão a segunda palestra da manhã: Futurismo e Inovação nas Empresas, por Luís Rasquilha. No encerramento, às 11 horas, palestrantes e convidados terão a oportunidade de participar de talking show, com debates sobre a importância de inovar para melhorar a gestão de negócios e crescer com tecnologia, organização e baixo custo de investimentos.

 

De acordo com Luiz Eduardo Serafim, gerente de marketing da 3M do Brasil, a organização só inova continuamente se adotar estratégias, processos e ferramentas em ambientes favoráveis à criatividade e empreendedorismo. “O mundo se transforma de forma acelerada pela evolução das tecnologias. Desenvolver conhecimentos na área da inovação é obrigatório para as empresas sobreviverem”, diz.
Entre os assuntos da palestra Cultura de Inovação 3M – Como alavancar a inovação nas organizações, Serafim abordará a importância do papel das lideranças. “É importante que todos os envolvidos na organização de uma empresa concordem que ouvir o cliente e entender suas necessidades são ações fundamentais para o sucesso dos negócios”, completa.

 

Especialista em tendências e inovação, Luís Rasquilha, CEO da Ayr Consulting, maior empresa do mundo em trends innovation, falará sobre Futurismo e Inovação nas Empresas. Segundo o especialista, a inovação só é possível com a antecipação do futuro e muito trabalho de prospecção. “A análise das tendências nos dá isso”, comenta.  Rasquilha acrescenta que as micro e pequenas empresas precisam incorporar nas suas filosofias a necessidade de antecipar os movimentos dos mercados, adotando políticas sérias de estratégia. “Diante das limitações financeiras e da acirrada concorrência é preciso fazer mudanças, abandonar as rotinas e os paradigmas antigos”, argumenta.

 

Na opinião do gerente do Sebrae-SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, a realização do workshop com a participação dos especialistas é uma oportunidade valiosa para ajudar os empresários a entenderem o contexto da inovação, a importância e os ganhos para quem quer ter (e manter) um negócio de sucesso. “A inovação é o insumo principal para as empresas sempre se manterem competitivas e permanecerem no mercado. Investir em inovação é uma maneira de acompanhar as transformações. Hoje, com a velocidade das mudanças, essa necessidade passa a ser fundamental e estratégica”.

 

“A inovação, aliada à tecnologia, pode ser aplicada no varejo, na indústria, na prestação de serviço e em outros setores. Simples iniciativas de inovação podem provocar o crescimento de uma empresa, não importa sua área de atuação ou tamanho”, completa Antonio Carlos Ribeiro.

 

Inovação realmente é palavra de ordem no Sebrae. O assunto é tão importante que, recentemente, houve o anúncio da ampliação do programa Sebraetec com estímulo em 25%. A expectativa é ultrapassar 120 mil empresas beneficiadas. Pesquisa realizada com 1.163 empresas participantes do prêmio MPE Brasil apontou que 80% delas investem em inovação. Um total de 62,6% disse ter um planejamento estratégico e 72,5% reconhecem o valor dos empregados na busca pela inovação.

 

O Sebraetec auxilia empresas que possuem necessidades tecnológicas e visa a melhoria contínua de processos e produtos que resultem em maior competitividade no mercado. Após análise, o Sebrae-SP subsidia 80% do valor do atendimento, com contrapartida financeira de 20% da empresa.

 

Outra ferramenta para ajudar as micro e pequenas empresas é o programa gratuito Agentes Locais de Inovação (ALI), destinado para Empresas de Pequeno Porte – com faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 3.600.000,00. O objetivo é levar a cultura da inovação até as empresas, visando torná-las mais modernas e competitivas. Na região de abrangência do Escritório Regional, o ALI está sendo oferecido nas cidades de Piracicaba, Limeira, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

 

SERVIÇO:

Workshop de Inovação e Tecnologia

Evento gratuito – Vagas limitadas – Obrigatória inscrições com antecedência

Local: Terrazas Acontecimentos (Avenida Cássio Paschoal Padovani, 1.400 – bairro Morumbi – Piracicaba-SP)

Data/horário: 26/11/2013 –  das 8h às 11h

Inscrições e informações: (19) 3434-0600 ou na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende –  Piracicaba (SP)

Realização: Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Acipi, Simespi e Ciesp

Apoio: 3M do Brasil, AYR Consulting Worldwide, Arranjo Local Produtivo do Álcool (Apla), Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Conselho Municipal de Ciências e Tecnologia (CMCT).

 

Sobre os palestrantes:

 

Luiz Eduardo Serafim – É Head de marketing da 3M do Brasil, onde trabalha desde 1994, liderando as áreas corporativas de Comunicação, Processos de Planejamento Estratégico, Treinamento de Marketing e Serviços ao Consumidor. É administrador de empresas (FGV-SP) e publicitário (ECA-USP), pós-graduado em marketing pela EAESP/FGV, com especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano pela PUC-Campinas. Palestrante desde 1.998, com mais de 400 apresentações sobre Inovação e Negócios, é professor de Gestão da Inovação da Fundace USP Ribeirão Preto e de Gestão de Marketing no curso de MBA da faculdade ESAMC/Campinas. Faz parte do time de Mentores nos programas de inovação da Endeavor desde 2013. É autor do livro “O Poder da Inovação” – Como alavancar a inovação na sua empresa, lançado pela Editora Saraiva em dez/2011.

 

Luís Rasquilha – CEO da AYR Consulting Worldwide e Advisory Board Member do LIDE Futuro Portugal. Professor convidado em Business Schools e Universidades em Portugal, França, Bélgica, Holanda e Brasil (FIA|USP; HSM Educação, Saint Paul Business School, ESAMC). Autor e co-autor de 18 livros sobre Marketing, Comunicação, Tendências e Inovação. Formação Acadêmica: Stanford University EUA – Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab, Universidade Católica Portuguesa – Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação, Instituto Superior de Gestão – Pós-graduação em Gestão de Empresas, INDEG/ISCTE – MBA, Universidade Católica Portuguesa – Pós-graduação em Marketing – Especialização em Marketing de Serviços, Instituto Superior de Novas Profissões – Graduação em Relações Públicas e Publicidade.

 

Workshop de Inovação e Tecnologia

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h30 – Credenciamento e Welcome coffee

8h30 – Abertura

9h – Luiz Eduardo Serafim – Palestra A Cultura de Inovação 3M – Como alavancar a inovação nas organizações

10h – Luís Rasquilha – Palestra Futurismo e Inovação nas Empresas

11h – Talking show e Encerramento

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.