Santa Bárbara d´Oeste

Sebrae-SP em Piracicaba promove dez eventos na Semana Nacional no MEI

Escritório Regional fará plantão gratuito para atender a população no sábado, dia 5 de abril

 

O Sebrae realiza entre os dias 31 de março e 5 de abril, em todo o País, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A ação é realizada anualmente em comemoração à criação da categoria, instituída oficialmente em 2008, e tem os objetivos de incentivar a formalização de novos negócios e de capacitar os profissionais que já atuam de maneira regular. Durante a programação, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba promoverá dez eventos, incluindo o Sebrae Móvel também na cidade de Mombuca. Toda a programação será gratuita. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo (19) 3434-0600 ou pessoalmente na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende.

 

A Semana do MEI começa na segunda-feira (31/03), das 19h às 22h, com a oficina SEI Empreender e continua com a seguinte programação: SEI Planejar (01/04  – 19h às 22h) e SEI Comprar (02 – 19h às 22h). No dia 3, das 10h às 12h, ocorre a palestra “Como se Tornar Microempreendedor Individual” e, das 19h às 22h, a oficina SEI Vender. No dia 4, o Sebrae Responde tira dúvidas do microempreendedor individual já formalizado, das 10h às 12h.

 

Para fechar a Semana Nacional do MEI, no sábado (5), das 9h30 às 13h30, será ministrada a oficina SEI Controlar meu Dinheiro. Na mesma data, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba fará plantão, das 9h às 17h, para receber todas as pessoas interessadas nos produtos e serviços disponíveis ao microempreendedor individual. Consultores fornecerão orientações gratuitas para esclarecer dúvidas dos profissionais que já possuem CNPJ, darão orientações sobre a formalização, abertura de novos negócios e aperfeiçoamento de gestão em áreas como Marketing, Finanças, Planejamento, Gestão de Pessoas, Legislação, Qualidade e Produção.

 

Durante todo o sábado, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba também contará com balcão de informações da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Povo, que apresentarão linhas de crédito e serviços ao MEI.

 

“A categoria do MEI surgiu para abrir novas oportunidades ao pequeno empreendedor. Com a formalização, o profissional pode emitir nota fiscal, ampliar o mercado de atuação e melhorar o desempenho financeiro do negócio”, destaca o gerente da ER Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro. “Tão importante quanto se formalizar é capacitar. Por isso, desenvolvemos uma programação para microempreendedores individuais se atualizarem com as novidades do mercado para melhoria da gestão dos negócios e da competição com a concorrência”, finaliza.

 

SEBRAE MÓVEL – A programação da Semana do MEI de Piracicaba também inclui o Sebrae Móvel em um local estratégico da cidade: a Praça da Catedral, em frente ao Poupatempo estadual. No dia 4 de abril (sexta-feira), quatro vans serão destinadas a empreendedores e pessoas interessadas em abrir o negócio próprio. No sábado (5), serão mais três. Mombuca, cidade que compõe o ER Piracicaba, receberá um veículo na avenida Josefa Maria da Conceição, s/nº, bairro Vila Nova (em frente da Quadra Poliesportiva/Assistência Social).

 

O Sebrae Móvel é uma unidade veicular equipada com mesas, computador, internet sem fio e ar-condicionado. Tem como objetivos orientar e informar os interessados em abrir a própria empresa, empresários que querem formalizar o seu negócio, além dos empresários já formalizados que buscam melhorias e capacitação em gestão.

 

Para receber o Sebrae Móvel, o escritório regional conta com o apoio das prefeituras de  Piracicaba e Mombuca e da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba (Semtre).

 

HISTÓRICO – Criada em 2008, a Lei do Microempreendedor Individual permite que o trabalhador informal se legalize e passe a ter benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, cabeleireiros, manicures entre outras.

 

SOBRE O ESCRITÓRIO REGIONAL DO SEBRAE-SP – O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba é responsável pelo atendimento de empresas e empreendedores de 17 municípios da região, o que representa uma população de 1.290.046 habitantes e 59.189 empresas formais. As cidades de abrangência são: Águas de São Pedro, Americana, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Maria da Serra e São Pedro. A sede do ER Piracicaba fica na Avenida Rui Barbosa, 132 – Piracicaba/SP – telefone: (19) 3434-0600.

 

Confira a programação completa da Semana do Microempreendedor Individual organizada pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba:

Data Horário Tema Descrição
31/03 19h às 22h SEI Empreender Descubra mais sobre o seu potencial empreendedor e aprenda a agir de forma consciente e responsável na tomada de decisões do negócio.
01/04 19h às 22h SEI Planejar Oficina em 3 horas para melhorar a gestão do negócio e promover a consolidação e fortalecimento no mercado.
02/04 19h às 22h SEI Comprar

 

Como comprar bem e com qualidade, preços e prazos favoráveis aos clientes que aumentam a lucratividade e bom relacionamento com fornecedores.
03/04 10h às 12h Como se tornar microempreendedor individual

 

Tem por objetivo informar aos participantes sobre os principais aspectos da Lei Complementar nº 128/2008, que dispõe sobre o microempreendedor individual (MEI).
03/04 19h às 22h SEI Vender Oficina para analise de negócio, adaptação às necessidades do mercado e preparar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes.
04/04 10h às 12h Sebrae Responde – Microempreendedor Individual Para tirar dúvidas sobre o MEI já formalizado
05/04 9h30 às 13h30

 

SEI Controlar meu Dinheiro Oficina aborda os controles financeiros: como controlo as entradas e saídas de dinheiro – fluxo de caixa e a diferença entre o seu dinheiro e o da empresa.
05/04 9h às 17h Plantão Sebrae Com palestra e balcão de informações da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Povo, que apresentarão linhas de crédito e serviços ao ME
04 e 5/04   Sebrae Móvel Unidade veicular de atendimento a empresários e empreendedores, em Piracicaba e Mombuca

SERVIÇO:

Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI)

Realização/local: Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba

Data:  31/03 a 05 de abril, em horários alternados

Inscrições: Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende – Piracicaba. Fone (19) 3434-0600

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br