Saúde

Saúde promove ações alusivas ao Dia do Portador de Chagas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste realiza na próxima semana uma série de ações alusivas ao Dia do Portador da Doença de Chagas, de acordo com a Lei Municipal nº 3461/2013, de autoria do vereador Antonio Pereira. O objetivo é orientar sobre a doença, transmitindo maior segurança no atendimento dos profissionais, portadores da doença e seus familiares, além do acolhimento ao paciente com história de residência em áreas endêmicas.

A programação será aberta na quinta-feira (10), às 14 horas, com uma palestra no Salão Nobre da Secretaria de Educação, ministrada pelo médico Eros Antônio de Almeida, do GEDOC (Grupo de Estudos em Doença de Chagas) do Hospital das Clínicas da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Destinada aos profissionais da Saúde, portadores da doença, familiares e população interessada, a palestra terá como tema “Doença de Chagas: situação atual no Brasil”.

“A Doença de Chagas constitui um problema de saúde em algumas regiões do país. No Estado, a presença do vetor da doença, assim como a transmissão felizmente não são registrados há mais de 40 anos. Ainda assim, no município atendemos pacientes crônicos, oriundos de outros Estados”, explicou a coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena.

Entre os dias 14 e 17 de abril, serão realizadas atividades e orientações sobre o tema com Salas de Espera Ativa nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com orientações sobre a doença, principais sintomas, áreas endêmicas, fluxo de atendimentos e redução de danos ao portador. “Iremos realizar ações nas unidades, utilizando o espaço da sala de espera, orientando a população que não tem conhecimento prévio sobre esta enfermidade. O acolhimento ao paciente chagásico e seus familiares é fundamental e o profissional de saúde esclarecerá sobre o fluxo de atendimento”, completou Patrícia.

Doença de Chagas

É uma doença transmissível causada por um parasita, transmitida principalmente por meio do “barbeiro”. A transmissão se dá pelas fezes que são depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o mesmo suga o sangue. No município, o Dia Municipal do Paciente Chagásico é lembrado no dia 14 de abril, de acordo com a Lei Municipal nº 3461/2013.

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br