24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara d’Oeste recebe a “II Mostra de Arte e Meio Ambiente”


CEDOC da Fundação Romi recebe exposição de arte a partir de 20 de junho. 

Depois de mais de 30 dias de exposição e sucesso de público no Museu “Luiz de Queiroz”, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), chega a Santa Bárbara d´Oeste a “II Mostra de Arte e Meio Ambiente”. A exposição ficará em exibição no hall do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi a partir do dia 20 de junho.

Sob a curadoria do produtor cultural Carlos Augusto de Almeida, estarão expostas aproximadamente 80 obras de pouco mais de 40 artistas de várias regiões e estados brasileiros, assim como, de outros países. “É uma grande satisfação trazer a Mostra de Arte e Meio Ambiente para a Fundação Romi, pela atualidade do tema e pela importância do referido local, referência em educação e cultura em nossa região”, pontua o curador da mostra. E continua “unindo nesse projeto, meio ambiente e arte, possibilitaremos aos visitantes e ao público a visão do artista plástico sobre o tema, através de suas obras realizadas em técnicas e estilos diversos”.

“Precisamos falar de sustentabilidade” é o que afirma o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. “Haja vista as alterações climáticas, as crises no fornecimento de água, surtos de dengue, zika e chikungunya – como vimos recentemente –, as queimadas, os mananciais sendo prejudicados pela ocupação urbana e tantas outras coisas, nos trazem a constatação clara de que necessitamos de ações de melhoria e mudança em prol do meio em que vivemos”, pontua. “Trazer essa exposição, aberta ao público, para nossa instituição, que prima pelo desenvolvimento social e humano através da educação e da cultura, não poderia ser mais oportuno”, conclui.

A proposta de organizar uma exposição de arte que congregue estética e conscientização, chamando os visitantes à razão para os perigos das intervenções inconsequentes que realizam no meio ambiente a sua volta, das mais “simples” às mais severas, é a provocação que a “II Mostra de Arte e Meio Ambiente” pretende causar no público. Além da exibição das obras, o público também poderá participar de uma oficina de xilogravura, com a artista piracicabana Marilu Trevisan, prevista para agosto.

Serviço
II Mostra de Arte e Meio Ambiente
Hall do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi
De 20 de junho a 17 de agosto de 2016
Entrada franca
Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Av. João Ometto, 118, Jd Panambi, Santa Bárbara d´Oeste
(19) 3499-1555
Curadoria: Carlos Augusto de Almeida, cartebrasil@gmail.com

Relação dos artistas participantes:

Adneth Ramaldes / Vila Velha ES ? Ana Alice Cardoso / São Paulo SP ? Andressa Zanotti / Vitória ES ? Bia Black / São Paulo SP ? Carlos Miceli / Louveira SP ? Daniel Bordi / São Paulo SP ? Dircéa Mountfort / São Paulo SP ? Elaine Parra / Piracicaba SP ? Elaine Regina da Silva / São Paulo SP ? Eliara Bevilacqua / São José do Rio Preto SP ? Elza Oda / São Paulo SP ? Ernesto Ferro / Sorocaba SP ? Fernando Naviskas / São Paulo SP ? Giuseppe Ranzini / Milão IT ? Heliana Turquino / Londrina PR ? João Generoso / São Paulo SP ? Kity Mendonça / Valinhos SP ? Lélia Accioli / Campinas SP ? Lelila Requião / Salvador BA ? Lenice Ferreira / Bonito MS ? Lidia Madeira / Campinas SP ? Marcos Silva / Maringá PR ? Marilu Trevisan / Piracicaba SP ? Mi Castelani / São Paulo SP ? Monica Moraes / Ubatuba SP ? Natal Gonçalves / Piracicaba SP ? Orlando Marques / Santa Bárbara d´Oeste SP ? Pepê Zuwicker / Bauru SP ? Priky Zucollo / São Paulo SP ? Renato Koledic / Zagreb Croácia ? Robson Miguez / São Luís MA ? Rosana Vilar / Belo Horizonte MG ? Sandra de Palma Tegon / Itatiba SP ? Teresinha Mazzei / Vitória ES ? Virginia Welch / Piracicaba SP ? Zilamar Takeda / São Paulo SP

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e jovens, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizada na Avenida João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br