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Saiba como evitar os desconfortos causados pelo calor

Foto: Drew Myers/Corbis

As temperaturas elevadas têm incomodado muita gente em várias partes do Brasil. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, os termômetros registraram calor recorde nos últimos dias. Nesta situação, não é raro encontrar alguém que reclame de cansaço, tontura e suor em excesso, principalmente quem precisa trabalhar com roupas mais formais. De acordo com Pablo Sturmer, médico de família e comunidade da Unidade de Saúde Jardim Itu, em Porto Alegre (RS), o ideal é dar preferência a roupas feitas com tecidos que não retenham o suor, como o algodão. “Como não permitem a troca com o ambiente, roupas sintéticas esquentam mais e aumentam o suor. Também é importante evitar o uso de cores escuras, que absorvem a luz solar, aumentando a temperatura corporal”, observa.

Sturmer alerta que neste período, o cuidado com os alimentos que são consumidos deve ser redobrado, pois um dos problemas de saúde mais comuns durante o verão são as infecções intestinais e diarreias. “O calor acelera a proliferação das bactérias que já estão presentes nos alimentos, mas em quantidade menor. É muito importante manter os alimentos refrigerados para evitar esta proliferação, por isto é indicado não consumir nada em lugares de origem duvidosa”, frisa o médico.

Hidratação – Beber de dois a três litros de água diariamente já é indicado durante o ano todo, mas no verão é preciso não se esquecer disso para não correr o risco de desidratar. O principal mecanismo de regulação da temperatura é o suor, e com ele há perda de água e sais minerais. É importante verificar se as crianças e os idosos estão tomando a quantidade de líquidos necessária para manter uma boa hidratação, pois nessas faixas etárias é mais comum perder água. “É recomendável um cuidado maior com exercícios físicos durante o calor, porque a desidratação é muito mais fácil, mas não há necessidade de evitá-los. Basta diminuir a intensidade, porque o calor exige mais do corpo”, acrescenta.

Durante o calor excessivo do verão, habitualmente há vasodilatação e a pressão sanguínea pode cair, o que causa sensações de cansaço e tontura. Confirmada a queda da pressão, a primeira providência a se tomar é deitar a pessoa que passa mal, inclinando ligeiramente as pernas para facilitar a ida do sangue até o cérebro.

No entanto, isto não é uma regra que possa representar alguma vantagem para o hipertenso. “Como a pessoa pode ficar muito irritada com a temperatura elevada, a pressão pode subir pelo estado de nervos”, observa o cardiologista Ivan Cordovil, coordenador do serviço de hipertensão arterial do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro.

O calor também pode atrapalhar o descanso, causando desconforto. Na hora de dormir, Pablo Sturmer explica que o ideal é climatizar o quarto, deixando o ambiente ventilado e usar pijama curto, feito de algodão. “É importante observar as regras de higiene do sono que valem para todos os dias e também ir para a cama somente quando tiver sono, se hidratar adequadamente, evitar bebidas estimulantes como café, chás, chimarrão e não praticar exercícios muito vigorosos perto da hora de deitar”, finaliza.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Comunicação Interna / Agência Saúde

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