Giro de Notícias RMC

Roubos da “saidinha de banco” caem 40% na cidade após prisão de quadrilha em Campinas

Um dos resultados positivos do programa “Campinas Bem Segura”, da Prefeitura, pode ser constatado nas estatísticas dos roubos chamados popularmente de “saidinha de banco”. A prisão de uma quadrilha que agia na cidade e região em uma ação de inteligência unindo forças policiais da cidade, em agosto de 2016, reduziu os casos em mais de 40%.

Levantamento na base de dados Infocrim, do governo do Estado de São Paulo, mostra que na categoria “roubo consumado – saidinha de banco”, houve redução expressiva após a prisão da quadrilha. Os casos durante o ano anterior à operação que resultou na prisão, entre setembro de 2015 e agosto de 2016, somaram 42 roubos apenas em Campinas. Nos doze meses após o desmantelamento do grupo criminoso, entre setembro de 2016 e agosto de 2017, foram registrados 25 casos na cidade. Estatisticamente, houve uma queda de 40,5% nos roubos “saidinha de banco” em Campinas.

Dados ampliados, englobando cidades da Região Metropolitana de Campinas que registraram roubos na saída de bancos, mostram 45 casos de setembro de 2015 a agosto de 2016. Além daqueles 42 em Campinas, foram mais um caso em Paulínia, um em Valinhos e outro em Indaiatuba.

No período de setembro de 2016 a agosto de 2017 foram 34 casos na região, com um em Vinhedo, um em Valinhos e outro em Sumaré e seis em Indaiatuba, mais os 25 de Campinas. A estatística regional que abrange a 1ª e 2ª Delegacias Seccionais da Polícia Civil apresenta uma redução de 24,5 % no acumulado dos períodos avaliados.

Monitoramento inteligente

Em 17 de agosto de 2016, a ação coordenada de identificação e prisão da quadrilha, que atuava na Região Metropolitana de Campinas em roubos na saída de bancos, uniu a Guarda Municipal de Campinas e a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil.

O trabalho que resultou na prisão da quadrilha contou com o apoio do Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (Simvecamp), coordenado pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e operado pela Guarda Municipal. Informações levantadas pela Inspetoria de Inteligência da GM e trabalhadas a partir das ferramentas de monitoramento têm levado à solução de diversos crimes complexos no município e até na região.

O uso das novas tecnologias e de ferramentas de inteligência é destacado pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio. “É um trabalho constante que precisa ser realizado. Vamos continuar colaborando para reduzir a criminalidade com investimento no monitoramento e em ações integradas com as forças policiais”, afirma.

Além dos casos de “saidinha de banco”, o sistema de monitoramento veicular torna possível identificar e prender envolvidos em furtos e roubos de veículos, residências, cargas, pessoas e até homicídios e sequestros.

O secretário alerta que uma condição importante para que o trabalho funcione é comunicar rapidamente a Guarda Municipal sobre as ocorrências. “Caso tenha alguma informação a respeito de suspeitos ou de veículos roubados, furtados e envolvidos em algum crime, ligue 153 e faça sua denúncia” reforça Baggio.

 

Prefeitura Municipal de Campinas

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br