Quarta edição do Inova vai apresentar tendências empreendedoras da cidade

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na noite de sexta-feira, dia 2 de junho, do jantar de lançamento da 4ª edição do Inova Campinas, que será realizado no dia 25 de outubro, na Expo D. Pedro. Esperando receber o triplo de público da edição passada, o evento consolida-se como a maior concentração de atores relevantes no cenário da inovação e empreendedorismo do interior.
Com o objetivo de promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas, o Inova reunirá, em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.
Com uma nova postura adotada desde 2013, Campinas tem fortalecido cada vez mais sua vocação no setor de inovação e tecnologia. “Se tem uma cidade no Brasil que tem todas as condições para inovar, esta cidade é Campinas. Nós temos institutos federais, estaduais, universidades e institutos privados. O que acontecia antes é que a Prefeitura estava distante destas situações. E agora fizemos uma junção, a Prefeitura está perto destes atores que produzem a inovação”, destacou o prefeito Jonas Donizette. “E nos dias que estamos vivendo, a inovação é fundamental, principalmente para a geração de emprego”, completou o prefeito.
Entre os diferenciais deste ano do Inova Campinas, está a realização de várias conferências simultâneas que acontecerão no mesmo espaço. Com uma programação ampla, o evento vai reunir palestras, mesas redondas, rodadas de negócios e área de exposição voltados para públicos diversos, como empresários, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias.
“Campinas ferve inovação, é uma cidade que tem universidades, vários parques tecnológicos e uma série de institutos de pesquisas. Aqui a inovação é criada seja na área de ciência, seja nas áreas de materiais e de tecnologia da informação. O objetivo do Inova Campinas é destacar a região como protagonista nos cenários nacional e internacional de alta tecnologia”, projetou o presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), José Eduardo Azarite.
A 4ª edição do Inova Campinas é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Agência de Inovação Inova Unicamp, com o apoio especial da Prefeitura de Campinas. Neste ano serão realizadas no evento conferências de grandes parceiros, como a Amcham, o grupo Unicamp Ventures, o Lide Campinas, Associação Campinas Startups e Sebrae. A previsão para este ano é de mais de três mil participantes. Em 2016, o evento recebeu 1.200 pessoas. “Buscamos unir, no Inova Campinas 2017, os eventos do setor que eram realizados em paralelo na cidade ao longo do ano. Assim, o Inova ganhou grandes parceiros para que possamos consolidar Campinas como a capital da inovação no Brasil”, afirmou Azarite.
O objetivo de todas as ações envolvendo o planejamento estratégico de ciência, tecnologia e inovação em Campinas é que este conhecimento possa chegar à população e melhorar a qualidade do serviço público. “Temos trabalhado para que a cidade, com todo o seu ecossistema de tecnologia e inovação, gere conhecimento, empreendedorismo, formulação e implementação de políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental e para a qualidade de vida de seus cidadãos”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.
O jantar de lançamento ocorreu no Vitória Hotel Concept Campinas, que recebeu autoridades, acadêmicos, empresários, representantes de parques tecnológicos, institutos de pesquisas e universidades.
Prefeitura Municipal de Campinas
Comentários
Posted Under