Projeto O Grafismo e a Arte Marajoara se encerra em Americana com exposição de Artes Plásticas neste sábado (11)

Como finalização do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara, que aconteceu em Americana nos meses de setembro e outubro e que se encerra no dia 11 de novembro, haverá uma exposição de artes plásticas com os trabalhos realizados pelos alunos do projeto. A exposição acontece no Auditório do Centro de Cultura e Lazer “Poeta Antônio Zoppi”, das 8h às 16h.

 

Cerca de 50 pessoas, entre jovens e adultos, participaram das oficinas de arte que aconteceram no centro de cultura, totalizando 10 encontros, onde os participantes puderam ter contato com diversas áreas dessa cultura. A oficina teve o objetivo principal de divulgar a cultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.

 

Na mostra, os participantes irão expor obras que foram feitas durante o curso, com as técnicas aprendidas e muita criatividade. Durante os encontros, os alunos tiveram acesso ao conteúdo teórico, desenho, vivência de aromaterapia com óleos naturais, pintura sobre suportes naturais com a utilização de tintas vegetais e minerais, tingimento de fios e tecidos, pintura corporal, vivência de danças típicas, bordado, cerâmica e tecelagem.

 

A Arte Marajoara

A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C.

 

 

Buscando manter essa tradição milenar viva, o projeto levou aos participantes uma oficina de artes plásticas que ensina os princípios do grafismo aplicados à diversos objetos, onde eles aprenderam a transformar materiais naturais em peças artísticas. Esse projeto foi realizado pela 3S Projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), com o patrocínio da Honda e apoio da Prefeitura Municipal de Americana.

 

 

Serviço – A exposição de obras do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontecem no sábado, 11 de novembro, das 8h às 16h, no Auditório do Centro de Cultura e Lazer “Poeta Antônio Zoppi” (Avenida Brasil, 1293, Jd. São Paulo). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.