RMC

Projeto Gota d’Água atende cerca de 195 mil pessoas


Premiada a partir da participação na edição anterior, Maestrello prestigia seu relançamento

 

Como forma de agradecimento pela apresentação de seus cursos para representantes de 21 cidades no ano passado, a Maestrello Consultoria prestigiou o relançamento do projeto do Consórcio PCJ, “Gota d’Água: preserve cada gota”, realizado na manhã de ontem (16), no Parque Cidade de Jundiaí (SP). A empresa social novaodessende ainda participou, no mesmo local, mas à tarde, da 75ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O projeto visa intensificar as atividades educativas socioambientais para além daquelas realizadas habitualmente nas Semanas da Água municipais, por isso trabalha com professores e alunos das bacias PCJ a importância do planejamento e da ação cidadã para a garantia da sustentabilidade hídrica.

Em 2015, o Gota d’Água contou com a participação 8.913 educadores e 185.976 estudantes, de 21 municípios. Entre as atividades oferecidas gratuitamente para representantes de ensino, duas foram da Maestrello: oficinas dos cursos de Empreendedorismo Socioambiental e Literatura Socioambiental. “Essa exposição foi tão importante que, a partir dela, nossa metodologia conquistou uma premiação nacional como ‘Prática Significativa de Educação Ambiental’, voltada à conservação dos recursos hídricos”, ressaltou a diretora executiva da consultoria educacional de Nova Odessa (SP), Ana Lúcia Maestrello.

Na abertura do encontro, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, falou sobre a importância da CT-EA para garantir o bom gerenciamento dos recursos hídricos nas bacias. “Através da educação e da sensibilização ambiental é que conseguiremos manter o foco das pessoas para ações de interesse público, que garantam água suficiente para todos” disse ele.

Posteriormente, uma roda de conversas entre o coordenador da câmara técnica, Thiago Georgette, o biólogo da Iandé, Cristiano Pastor, e as educadoras Fernanda Batista, Hercimary Oliveira e Maria Cristina Franco deu sequência ao lançamento do Projeto Gota d’Água 2016.

Georgette explicou o trabalho desenvolvido pela CT-EA; Pastor apresentou o “Ciclo de Encontros Água e Cidadania”, que é uma das atrações do projeto deste ano e propõe o diálogo entre os 21 municípios consorciados a respeito de suas Políticas Municipais de Recursos Hídricos, em quatro encontros – nos meses de abril e maio; e as educadoras ambientais relataram a experiência “Integração Regional para Educação Ambiental”, que desde 2012 incentiva a troca de cartas entre alunos da rede pública de ensino das cidades que promovem o programa, visando o compartilhamento de problemas e boas práticas socioambientais de uma classe para outra – a escrita é coletiva e em quatro etapas.

Como algumas pautas da reunião ordinária contemplavam o que já havia sido divulgado no relançamento do Gota d’Água, o coordenador da CT-EA fez os seguintes encaminhamentos: aprovação da ata do encontro anterior, apresentação das sugestões dos membros para o Ciclo de Encontros Água e Cidadania, planejamento dos Grupos de Trabalho que envolvem essa câmara técnica, divulgação dos contemplados com vagas do PCJ para uma pós-graduação em recursos hídricos e demais informes da equipe.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br