24Horas RMC

Projeto Comemorando e Preservando divulga Dia de Proteção às Florestas

A Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, por meio do projeto “Comemorando e Prervando”, está divulgando informações sobre o Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho.  A data alerta para a importância da conservação e proteção das florestas, ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais, fundamental para a preservação da vida no planeta.

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja no país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos.

Somente na Amazônia, é encontrado o maior conjunto dos seres vivos de determinada área da América do Sul. Já a Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro. Estima-se que existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil).

Quando uma floresta é afetada ela deixa de existir, e assim são perdidas a fauna e a flora, provocando ainda o desequilíbrio da cadeia alimentar, afetando também o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas. A perda da cobertura vegetal causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), nos últimos 40 anos a média global de área per capita de floresta caiu de 1,2 hectares para 0,6 hectares/pessoa. A população mundial cresce  descontroladamente, atualmente quase 7 bilhões, e em 2050 serão 9 bilhões no planeta.

O desmatamento acontece predominantemente por dois fatores: o desmatamento de pastagens e o agronegócio. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), metade das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) no Brasil vem da pecuária. Na pesquisa foram consideradas as queimadas para criação de pastagens, além das emissões dos próprios animais.

No dia 17 de julho, é preciso refletir sobre as atitudes e repensar as políticas públicas ambientais. A população também tem o direito e o dever de fazer denúncias sobre exploração ilegal de reservas naturais, por exemplo. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida. Denúncias de descartes irregulares, queimadas, supressão de árvores, entre outros crimes ambientais, podem ser feitas no SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 3475-9024, GAMA – Guarda Municipal de Americana, no 153 e 3408-8220.

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br