Programação cultural da 35ª Festa das Nações tem música e dança

Festa acontece no Engenho Central, em Piracicaba, de 16 a 20 de maio

É claro que a gastronomia é um dos principais atrativos da Festa das Nações. Mas quem gosta e acompanha essa grande festa solidária sabe que os shows de música e dança são outros pontos fortes. Na edição de número 35ª, que acontecerá de 16 a 20 de maio, no Engenho Central, em Piracicaba, a programação cultural também está imperdível: vai da música clássica, passeia pelos grandes sucessos do cancioneiro caipira, do choro, até chegar ao jazz, com especial valorização dos músicos e conjuntos piracicabanos.

Na quarta, 16, primeiro dia da festa, a abertura ficará com a Orquestra de Cordas, formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que se apresentam às 19h, antes da abertura oficial do evento, às 20h, com a presença de autoridades e das Rainhas. As Rainhas que representam as nações se apresentarão todos os cinco dias da festa.

Na quinta, 17/05, entre os destaques está a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que toca às 19h. O grupo, sob formação orquestral, executa unicamente a viola de 10 cordas, a viola caipira, tão amada pelos piracicabanos. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age. Na mesma noite haverá choro, MPB e jazz, entre outros ritmos.

Na sexta, o grupo de Violas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre a noite de shows, às 19h, com clássicos da música internacional e popular brasileira. Na mesma noite ainda tem a formação de Metais e de Madeiras da OSP

No sábado, os shows começam ao meio-dia, com a apresentação do grupo de Metais da OSP, seguido do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba, às 13h. Também no sábado o público poderá acompanhar o tradicional Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba, às 15h, seguido do de Samba de Lenço, às 15h30, duas das principais manifestações culturais, artísticas e religiosas de Piracicaba. Os shows seguem até as 23h, com música indiana, maracatu, jazz, dança coreana, viola caipira e samba-rock, entre outros.

No domingo, último dia de festa, é o Grupo de Danças Folclóricas de Santa Olímpia quem abre o evento, às 12h, seguido do Grupo de Madeiras, do Grupo de Metais e do Grupo de Cordas da OSP. Às 17h, o grupo Água de Vintém, a nova geração do choro, faz o encerramento da programação musical com composições autorais e clássicos do gênero.

 A Festa das Nações, que acontece de 16 a 20 de maio, no Engenho Central, é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), e pela Casa do Bom Menino, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. A renda da festa será revertida para 21 instituições sociais de Piracicaba.

SERVIÇO – 35ª Festa das Nações de Piracicaba. De 16 a 20 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Informações no site http://www.festadasnacoespiracicaba.com.br/

Face: festadasnacoesdepiracicaba

Instagram: @festadasnacoesdepiracicaba

Confira a programação completa:

16/05 – Quarta-feira

19h – Orquestra de Cordas – Música instrumental

20h – Abertura Oficial

21h – Vitor Casagrande Trio – Música instrumental

22h – Água de Vintém – Choro

17/05 – Quinta-feira

19h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira – Música instrumental

21 h – Choro de Saia – Choro

22h – Eloy Porto Brasucá Sexteto – Música instrumental

18/05 – Sexta-feira

19h – Grupo de Violas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

21h – Grupo de Metais da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

22h – Grupo de Madeiras da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

 

19/05 – Sábado

12h – Grupo de Metais da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

13h – Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba – Dança

14h – Grupo de Madeiras da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

15h – Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba

15h30 – Samba de Lenço

16h – Música Indiana

17h – Maracatu Baque Caipira – maracatu

18h – See Four Jazz – jazz instrumental

19h – Grupo de Dança Tradicional Coreana – Dança

21h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira – Música instrumental

22h – Banda Fuzarca – Ritmos diversos

22h30 – Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

23h – Eloy Porto Brasucá Sexteto – Música instrumental

20/05 – Domingo

12h – Grupo de Danças Folclóricas de Santa Olímpia – Dança

13h – Grupo de Madeiras da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

14h – Grupo de Metais da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

16h – Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Música instrumental

17h – Água de Vintém – Choro

Comentários