Professor Padre Sergio questiona vazamentos e despejos irregulares de esgotos em Americana

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre vazamentos de esgoto e descarte irregulares em córregos do município.

 

No documento, o parlamentar relata que foi procurado por pessoas que informaram a existência de constantes vazamentos de esgoto na Avenida João Luiz Mazer, no bairro Jardim das Orquídeas, e de despejo irregular de efluentes in natura em diversas regiões da cidade, como no Ribeirão Quilombo, abaixo do viaduto Abdo Najar, na Rua Florindo Cibin, na Estrada da Balsa, no córrego da Avenida São Jeronimo, no Sítio da Gruta, na Rua Francisco Cano Sanches e na Associação dos Sem Teto de Americana, no bairro Vila Vitória.

Ainda segundo o vereador, embora o Departamento de Água e Esgoto (DAE) conserte constantemente os diversos vazamentos existentes na cidade, os despejos clandestinos são crônicos. “Os cidadãos que nos procuraram alegam que já foram realizados diversos pedidos de reparos, porém, estes nunca foram atendidos. Ademais, os relatos dão conta de haver falta de controle fiscalizatório por parte do DAE no que se refere a essas regiões, além de os dejetos desaguarem em pequenos córregos, que ao cabo de seu trajeto desembocam nos rios Quilombo e Piracicaba”, afirma.

 

No requerimento, Sergio pergunta ao Poder Executivo com que frequência o DAE realiza reparos na rede de esgoto, se o departamento possui um controle ou relatório exato das áreas do município com maior índice de vazamento de efluentes e se tem conhecimento sobre a existência de pontos de despejo irregular de esgoto na cidade.

 

Questiona, ainda, qual o valor anual despendido pelo DAE para a realização de reparos na rede de esgoto, quantos veículos e funcionários a autarquia possui para esses serviços e quais meios de fiscalização são utilizados para evitar descartes irregulares no córregos da cidade.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14).

Comentários
Posted Under