24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Prefeitura de S.Bárbara abre inscrições para visitas à Cidade Mirim de Trânsito


Alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental podem participar

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste abriu inscrições para as escolas agendarem visita dos alunos à Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” em 2017. Podem participar crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, entre 7 e 10 anos de idade. As visitas incluem aula teórica e prática com orientações sobre trânsito e cidadania. O objetivo da Cidade Mirim do Trânsito, por meio do projeto “O Trânsito e Eu”, em parceria com o Instituto Renault, é formar cidadãos mais conscientes para um trânsito mais humano e seguro. A atividade é gratuita.

 

De acordo com o diretor de Educação do Trânsito da Cidade Mirim, Ezequiel de Matos, os agendamentos foram abertos para as escolas municipais pela Secretaria da Educação e agora estão abertos para todas as escolas interessadas. “Priorizamos escolas da cidade, mas recebemos alunos de escolas de toda a região, da rede pública e particular”, disse.

As aulas teóricas têm temáticas diferentes para cada série. Para os alunos do 2º ano os alunos recebem introdução sobre educação de trânsito. Para os de 3º ano, o tema é “os lugares no trânsito”. Já para os alunos de 4º ano, o assunto abordado é sobre a cidade e seu papel no meio ambiente e trânsito.  Os temas seguem diretrizes estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), relacionados à educação de trânsito.

 

Na aula prática os visitantes vivenciam o que aprenderam na mini cidade composta por ruas, calçadas, ciclovia, sinalização, carrinhos e bicicletas, seja como motoristas ou pedestres. No final da atividade, as crianças levam para casa um talão de multas para autuarem as pessoas que convivem, caso se deparem com alguma infração de trânsito, além de uma “CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Mirim”.

 

O espaço, localizado no Centro Social Urbano (CSU), foi inaugurado em 18 de agosto de 2016 pela Prefeitura. No semestre passado, nove escolas municipais, quatro escolas particulares, três escolas de educação infantil, três associações e duas escolas da região levaram seus alunos para conhecer a Cidade Mirim de Trânsito, totalizando 2.060 crianças.

 

As visitas neste ano retornam em março. Para se preparar para este semestre, agentes de trânsito, guardas municipais, professores e estagiários passam por capacitação de educadores de trânsito de 21 a 23 de fevereiro. Dentre os assuntos estão introdução ao código de trânsito, importância das normas pedagógicas e diretrizes para a educação de trânsito, papel da Guarda Civil Municipal na educação de trânsito, construção da educação de trânsito local, primeiros socorros, libras e inclusão social e inclusão na educação de trânsito – como lidar com autistas, síndrome de down e hiperativos.

 

As escolas interessadas em participar da Cidade Mirim de Trânsito podem agendar a visita de segunda a sexta-feira junto à Defesa Civil, pelos telefones (19) 3454.3075 e (19) 3463.5233 ou pelo e-mail cidademirim.santabarbara@gmail.com.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br