RMC Saúde

Prefeitura de Nova Odessa fará contratação emergencial de laboratório

A Prefeitura de Nova Odessa vai contratar, de maneira emergencial, um novo laboratório que ficará responsável pela realização dos exames solicitados pelos médicos aos pacientes da rede pública de saúde e também para atuar dentro do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. Paralelamente, a Administração dará início também a um novo processo licitatório. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde vai divulgar um cronograma com a previsão da retomada dos exames.

O Laborteck, que vinha prestando esse serviço ao município, terá o contrato rescindido unilateralmente e sofrerá as penalidades previstas em lei. A decisão foi tomada depois que a prefeitura abriu processo administrativo para apurar a interdição temporária do laboratório, determinada pela Vigilância Sanitária Estadual e que ocorreu no final do mês passado, depois que algumas incorreções técnicas de responsabilidade do contratado foram identificadas.  Nesta segunda-feira (16), em nova vistoria, o órgão estadual decidiu interditar definitivamente o laboratório externo.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, explicou que, ao mesmo tempo em que determinou a abertura de processo administrativo para apurar o ocorrido em relação as obrigações contratuais da empresa, vinha cobrando explicações do laboratório Laborteck e exigindo que a empresa regularizasse a situação o mais rápido possível.

“A demora por parte do laboratório em solucionar as incorreções técnicas apontadas pela Vigilância Estadual deixa claro que o contrato atual não tem como ser retomado. Sempre estivemos acompanhando essa situação de perto, desde o momento em que fomos comunicados deste problema, e de imediato entramos em contato com os representantes do laboratório cobrando que todas as providências fossem adotadas. Agora, com a contratação emergencial que faremos e, posteriormente, com a nova licitação, esperamos solucionar esse problema o mais rápido possível, com a normalização do atendimento aos usuários da rede pública de saúde”, afirmou Cocato.

Ainda segundo o secretário, mesmo com a interdição, não está havendo prejuízo para os pacientes do Hospital Municipal, uma vez que o laboratório está mantendo um técnico na unidade de saúde para realizar a coleta dos exames de urgência e emergência e também fica responsável pelo transporte sanitário até Americana, onde os exames estão sendo realizados.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br